Moda

Portugal Fashion: 38ª edição arranca hoje em Lisboa

O Convento do Beato, em Lisboa, vai ser o palco do arranque da 38ª edição do Portugal Fashion esta quarta-feira. O dia inaugural inclui os desfiles dos Storytailors e Alves/Gonçalves, dos criadores emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça e dos jovens designers da marca HIBU e do projeto Arte Moda by Casa Pia.

O arranque conta ainda com a apresentação das trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa Pia, num desfile coletivo em que se pretende divulgar o talento dos jovens criadores formados na instituição. Apadrinhado por Marco De Camillis, bailarino e coreógrafo italiano radicado em Portugal, o projeto Arte Moda by Casa Pia vai ao encontro do objetivo da organização de descobrir novos talentos para a moda portuguesa e de apoiar o início de carreira de jovens designers.

Amanhã, e até sábado, o evento de moda prossegue no Porto, com desfiles no CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (quinta-feira), na Alfândega do Porto (sexta-feira e sábado) e no Museu do Carro Elétrico (Luís Buchinho, no sábado). Durante os quatro dias vão realizar-se 37 desfiles, dos quais 21 são de criadores, 10 de jovens designers e seis de marcas (vestuário e calçado).

Na Invicta vão ser apresentadas as novas coleções de Alexandra Moura, Ana Sousa, Anabela Baldaque, Carlos Gil, Dielmar, Diogo Miranda, Fátima Lopes, Luís Buchinho, Luís Onofre, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Katty Xiomara, Pedro Pedro e Vicri, por exemplo. Para além destes criadores e marcas consagrados, desfilam ainda as propostas de criadores emergentes, como Carla Pontes, Daniela Barros ou Hugo Costa, que começaram a apresentar as suas criações no quadro do projeto Bloom mas hoje integram a passerelle principal.