Atualidade

Portugal de Ouro no Campeonato Mundial de Ginástica

Foi com chave de ouro que Portugal encerrou a participação na 9.ª Competição Mundial de Grupos de Idades, em Putian, na China. Esta terça-feira, o par feminino português composto por Joana Moreira e Rita Ferreira sagrou-se campeão do mundo de ginástica acrobática na classe 12-18 anos.

As atletas do Acro Clube da Maia terminaram a competição com 27.750 pontos, superiorizando-se a um par da Grã-Bretanha (27.400) e a outro da Holanda (27.000), que arrecadaram as medalhas de prata e bronze.

IMG_3488 (1)

Em pares masculinos, no mesmo grupo de idades, Henrique Branco e Tomás Filipe do Dramático de Cascais conquistaram a medalha de bronze, terminando atrás da Rússia e da Grã-Bretanha que ficaram com as medalhas de prata e ouro, respetivamente.

Ainda nos 12-18 anos, Henrique Silva, Henrique Piqueiro, João Pereira e Miguel Silva, também do Acro Clube da Maia, em grupos masculinos, arrebataram uma medalha de bronze, com a Grã-Bretanha a ocupar o primeiro lugar do pódio e o Cazaquistão, o segundo.

IMG_3497

Em grupos femininos, Francisca Branco, Constança Lopes e Irina Quintas (Ginásio Clube Português), concluíram a prestação na final com um honroso oitavo lugar. Em pares femininos, na categoria 13-19, Beatriz Ferreira e Catarina Martins (Sociedade Euterpe Alhandrense) foram quartas, enquanto em pares mistos Marta Nunes e Filipe Santana (Ginásio Clube Português) ficaram em sexto. Na prova de grupos femininos, Carolina Dias, Matilde Moura e Raquel Ferreira (Ginásio Clube Português) foram quintas classificadas.

Antes, Beatriz Carneiro e Francisca Maia (Acro Clube da Maia) foram as primeiras a destacar Portugal na comercial, com o terceiro lugar e bronze na final 11-16 anos ganho no passado dia 24. Estas ginastas já regressaram a solo português, chamando a atenção para a falta de apoios estatais.

IMG_3498