Cultura

Orquestra Metropolitana de Lisboa abre no domingo temporada em Óbidos

A Orquestra Metropolitana de Lisboa abre, no domingo, uma temporada de seis concertos em Óbidos, que apresenta repertório da música erudita ocidental, do século XVIII ao século XX, de Bach a Ravel e Villa-Lobos.

Em comunicado, a Metropolitana afirma que os concertos da temporada realizar-se-ão no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, fora das muralhas de Óbidos, a menos de um quilómetro, um “excelente exemplar do barroco joanino”.

Segundo nota da autarquia, a escolha deste templo, inaugurado em 1747, visa “chamar a atenção para o estado de conservação do Santuário do Senhor Jesus da Pedra”, cuja traça original é de autoria do arquiteto Rodrigo Capitão.

O concerto de abertura, no domingo, na igreja da Misericórdia, dentro da vila amuralhada, integrado no programa da Semana Santa, é a única exceção da temporada, que se realiza em parceria com a Câmara Municipal.

O programa do recital no domingo é preenchido por Concertos para Cravo e pelo Concerto Brandeburguês n.º 5, de Johann Sebastian Bach, sob a direção musical de Cristiano Holtz, tendo como solistas a violinista Ana Pereira e a flautista Janete Santos.

O último concerto terá lugar na sexta-feira, dia 18 de novembro de 2016.