Atualidade

Morreu Rob Ford, o mayor canadiano que consumia droga

O polémico mayor de Toronto faleceu na terça-feira, aos 46 anos, após vários meses de luta contra uma rara e agressiva forma de cancro.

Rob Ford será para sempre recordado por ter sido “apanhado”, em vídeo, a consumir crack e pela admissão pública de problemas de alcoolismo. Estes temas controversos tornaram-no conhecido além das fronteiras do Canadá.

A notícia foi dada pela família através de um curto comunicado, no qual sublinha que Rob Ford foi “um homem dedicado ao povo” e que “dedicou a sua vida a servir os cidadãos de Toronto”.

Ford, que serviu quatro anos como mayor da maior cidade do Canadá, foi diagnosticado com cancro em setembro de 2014, a meio da campanha para a reeleição como presidente de câmara. O político canadiano foi hospitalizado com uma dor abdominal e os exames clínicos revelaram a existência de um lipossarcoma pleomórfico, o que o obrigou a desistir da corrida eleitoral.

Submetido a vários ciclos de quimioterapia e a uma cirurgia em maio do ano passado, Rob Ford foi submetido a tratamentos durante 18 meses. Além disso, chegou a voluntariar-se para testar terapias experimentais, mas nada resultou.

Atualmente, Rob Ford era conselheiro municipal. Deixa a mulher e dois filhos.