Atualidade

Moda preferida dos artistas afirma-se em Matosinhos

Inaugurada na passada quinta-feira, a loja Fred Perry, no NorteShopping, em Matosinhos, já se tornou paragem obrigatória para artistas que se identificam com a marca criada em 1952 por o ex-tenista que lhe deu o nome.

Para António Saraiva, o diretor-geral da empresa familiar que tem a distribuição exclusiva no nosso país da grife inglesa, o espaço “é um investimento”: “Andámos atrás deste espaço concretamente há mais de quatro anos. Tivemos tanta persistência, que ao fim deste tempo todo conseguimos este espaço que achamos ter um grande potencial para desenvolver a marca e sobretudo para os clientes do norte terem uma oferta alargada do que é hoje a Fred Perry”.

Descrita como “uma marca autêntica”, oferece peças reestruturadas “onde a criatividade existe” sem descurar o conceito inicial. “Somos pioneiros nesta ideia do vintage, depois houve outras empresas que seguiram esta tendência e hoje temos esta marca com um prestígio mundial”, sublinhou o anfitrião.

Com três lojas próprias em Portugal e duas que consideram também, no interior dos El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia e Lisboa, a Fred Perry teve “alguns músicos” entre os convidados para a abertura da mais recente aposta. “O Miguel Guedes, o Paulo Praça que é um amigo da marca e um dos nossos embaixadores mais antigos e o trompetista baiano Gileno Santana que também está ligado a nós”, destacou António Saraiva.

Com sede em Londres, a marca foi comprada há alguns anos por um investidor japonês. Lançada, pelo então famoso jogador de ténis Fred Perry quando pendurou as raquetas, “a marca rapidamente passou dos courts para o ‘streetwear’, tendo sido adotada por muitas tribos”. Numa fase mais recente, seduziu o mundo musical e até teve uma parceria com a falecida Amy Winehouse que resultou numa original “linha de roupa”.