Atualidade

Maria Sharapova acusou positivo num teste antidoping

A tenista, de 28 anos, revelou na segunda-feira que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que toma desde 2006, devido a problemas de saúde (deficiência de magnésio e um historial familiar de diabetes), que se tornou proibida em este ano, assumindo que não tinha visto a lista atualizada de produtos proibidos.

“Recebi uma carta da ITF informando-me que não passei no teste antidoping, no Open da Austrália. Nos últimos 10 anos tomo um medicamento receitado pelo médico de família, que contém uma substância chamada Meldonium. Durante esse tempo, esse medicamento não fazia parte dos produtos proibidos mas, a 1 de janeiro, as regras mudaram e Meldonium passou a ser proibido”, explicou Maria Sharapova.

De acordo com a Federação Internacional de Ténis (ITF), a russa foi controlada a 26 de janeiro no Open da Austrália, num teste que revelou a presença do produto proibido. Assim, Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março, até que o caso esteja resolvido.

A russa, que venceu cinco torneios do Grand Slam, foi eliminada nos quartos de final do Open da Austrália, que se disputou no final de janeiro.

Entretanto, a marca desportiva Nike informou que suspendeu a sua relação com a atleta, na sequência de esta ter tido um controlo antidoping positivo.