Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à vitória da Seleção Nacional

Pela primeira vez, o presidente da República assistiu a um jogo da Seleção Nacional. Marcelo Rebelo de Sousa sentou-se na tribuna do Estádio Municipal de Leiria, ao lado do primeiro-ministro António Costa, e viu a equipa das quinas vencer por 2-1 a formação da Bélgica.

O chefe de Estado não quis faltar ao jogo também para mostrar a sua solidariedade para com as vítimas do terrorismo. Recorde-se que a partida, que estava inicialmente marcada para Bruxelas, chegou a estar cancelada após os atentados da semana passada, mas as federações chegaram a acordo para que se realizasse em solo luso.

“A minha presença, a presença do Primeiro Ministro, do Presidente do Tribunal Constitucional, Presidente da Assembleia da República e Presidente do Supremo Tribunal de Justiça… O estado português veio aqui dizer, e eu em particular em nome dos portugueses, da nossa amizade e da nossa solidariedade com o povo belga, num momento particularmente dramático da sua vida e da nossa vida. Da vida da Europa e do Mundo. Portanto é mais que um jogo de futebol, é um jogo de amizade, de solidariedade, de defesa daqueles princípios que são causas comuns: a democracia, a liberdade, os direitos humanos e o respeito pela dignidade da pessoa”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

As cerca de 20 mil pessoas que encheram as bancadas viram os jogadores entrarem em campo ao ritmo do hino da Eurovisão e misturados: um belga, um português… Depois cumpriu-se o minuto de silêncio pelas vítimas, com os placards iluminados com as cores da bandeira belga.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no balneário a parabenizar os jogadores.

12801576_1121105277929031_571587370019414735_n