Atualidade

Marcelo mobiliza população como há muito não se via

Foi na Invicta que o novo presidente da República decidiu terminar as cerimónias de posse. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido esta sexta-feira pelo presidente da câmara, Rui Moreira, e por uma multidão de populares, que não quiseram perder a oportunidade de dar as boas-vindas ao Chefe de Estado.

“Aqui vir e aqui estar hoje a terminar as cerimónias de posse iniciadas em Lisboa é, a dois títulos, simbólico. É simbólico como homenagem ao Porto, ao seu passado, ao seu presente e ao seu futuro. É simbólico como sublinhado de virtudes nacionais num tempo atreito a desânimos, desilusões e desavenças”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, nos Paços do Concelho.

Para o Chefe de Estado, a história da cidade “enche o Porto de glória”, mas “o presente continua a fazê-lo como terra de gente de caráter, de liberdade, de convivência aquém e além-fronteiras”.

“O Porto é terra geradora de elites em todos os domínios”, designadamente no mundo da economia como na Universidade, na cultura como nas artes e no desporto, disse, apontando os nomes de Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luis, Souto Moura, Pedro Abrunhosa, Siza Vieira, Vasco Graça Moura e Daniel Serrão como exemplos desse património.

Na sua passagem pela Invicta o presidente ainda vai à Galeria Municipal para ver a exposição “P. – Uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso”, assistir a uma exibição de hip hop no bairro do Cerco, onde também visita um Centro de Dia.

A esperança dos portugueses nos políticos parece ter renascido pela mão de Marcelo Rebelo de Sousa. A população mostra um entusiasmo, há muito desaparecido, com o novo presidente da República.

#mno_visita_presidencial_09

 

Fotos: Câmara Municipal do Porto