Cultura

Lisboa celebra festa irlandesa com mostra de atividades tradicionais

O município de Lisboa vai comemorar, a partir desta terça-feira e até 19 de março, o Dia de São Patrício, uma festividade tradicional da Irlanda, com o St. Patrick’s Festival que conta com uma mostra de atividades tradicionais e um monumento iluminado de verde.

À semelhança do que acontece com monumentos de outras cidades a nível mundial, será iluminada de verde a estátua equestre de D.José I, no Terreiro do Paço, entre os dias 14 e 21 de março.

Já no passado foram iluminados a verde o Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, o Santuário do Cristo Rei, em Almada, e a Estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré (Lisboa).

É creditada a São Patrício a introdução do Cristianismo na Irlanda e o dia do santo é o dia nacional dos irlandeses, que se comemora a 17 de março. Neste dia, cerca de 700 crianças de um colégio fundado por freiras irlandesas protagonizarão um desfile junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

No sábado seguinte, dia 19 de março, o jardim da Torre de Belém recebe uma mostra de tradições irlandesas que contemplará música, desporto, dança e alimentação.

As comemorações contemplam também uma palestra sobre a literatura irlandesa, uma tertúlia sobre história e uma peça de teatro protagonizada pelo grupo “Lisbon Players”.

O dia nacional dos irlandeses vem há muito colorindo de verde vários locais, incluindo as cataratas de Niagara (do lado norte-americano e do lado canadiano), a Fonte de Cibeles, em Madrid, a Alliank Arena, em Munique, a Sky Tower, em Auckland, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Este ano a iluminação verde estende-se também às Pirâmides do Egito, à Ópera de Sidney ou à Grande Muralha da China, adiantou a organização.