Cultura

Festival Ofélia regressa às Caldas da Rainha

O trabalho de bastidores é o mote para uma conferência e dois workshops, no âmbito do Ofélia, festival de teatro que, de 5 e 8 de abril, reúne companhias de Portugal e Espanha, nas Caldas da Rainha.

Pedro Penim e André Teodósio, encenadores no Teatro Praga, são os dois primeiros convidados a “partilhar a sua experiência, enquanto diretores artísticos de uma das mais afamadas federações de artistas da atualidade”, divulgou a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, organizadora do certame.

A conferência, intitulada “Manobras do sublime”, está agendada para as 11h00 do dia 6 de abril, data em que alunos e público são convidados a perceber melhor o trabalho criativo e de bastidores, por trás das peças apresentadas pelas companhias de teatro.

Eugénio Roque, autor das obras “Esgrima Artística – técnicas do duelo-espectáculo de todas as épocas” e “Esgrima para atores”, dinamiza, no mesmo dia, às 15h00, um workshop sobre “Esgrima em cena”.

Dois dias depois Catarina Câmara dará corpo ao workshop “Improvisação no trabalho do ator: da imaginação à pele”.

As iniciativas em torno do trabalho de bastidores integram-se no programa do Festival Ofélia, desenvolvido pelos estudantes de Teatro da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), entre os dias 5 e 8 de abril.

Na sexta edição, o festival de artes performativas levará à cidade mais de uma dezena de espetáculos protagonizados, além dos alunos organizadores, pela Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC), a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE), a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Real Escuela Superior de Arte Dramatico (RESAD — Madrid) e a Escola Superior d’Art Dramatic de les Illes Balears (ESABID – Palma de Maiorca).