Lifestyle

Facebook vai avisá-lo quando alguém tentar “clonar” o seu perfil

A rede social tem vindo a ser testada desde novembro uma nova funcionalidade, que o vai alertar sempre que a empresa detetar que há alguém a tentar replicar um perfil legítimo. O sistema funciona através da verificação de nomes nas duas contas.

Quando identifica a possibilidade de uma das contas estar a imitar outra, o Facebook envia um email ao utilizador legitimo, que pode responder a confirmar se a conta é ou não ilegítima. O sistema é automático mas a resposta enviada pelos utilizadores avisados vão ser verificadas manualmente, tal como os perfis duvidosos.

A empresa revelou que os testes à nova funcionalidade estão terminados e que esta passa a estar disponível para 75% dos utilizadores da rede social. Além disso, a rede social está a trabalhar noutras novidades, com o mesmo objetivo de melhorar a segurança dos perfis legítimos e a privacidade dos utilizadores.

O Facebook tem vindo a testar uma funcionalidade para confirmar a autenticidade das fotos publicadas no serviço e novas ferramentas para reportar imagens íntimas publicadas na rede social.