Lifestyle

Conheça 6 tradições de Páscoa na Europa

Apesar de a Páscoa ser uma celebração religiosa comemorada em todo o mundo, cada país, cultura e povo tem a sua própria forma de o viver. Inspire-se, na seleção da momondo, para surpreender os seus amigos e família na preparação das refeições tradicionais da época.

Finlândia: Aqui a Páscoa é muito parecida com o Halloween, as crianças saem à rua com as suas máscaras e pedem doces aos vizinhos. No que diz respeito gastronomia típica desta altura do ano, os finlandeses costumam comer mämmi um pudim fervido no forno, temperado com malte. Nesta altura, as refeições são compostas por carneiro, galinha, ovos e outros pratos tradicionais como pasha, kulitsa e baba, introduzida na gastronomia finlandesa pela comunidade Ortodoxa Grega na Finlândia Oriental. Para a sobremesa, as crianças esperam ansiosamente pelo Mignon, cascas de ovo verdadeiras recheadas de chocolate.

Suécia: Tal como na Finlândia, a Páscoa na Suécia é igual ao Halloween. Na terça-feira Santa, as crianças mascaram-se e vão para as ruas pedir doces. Os suecos gostam de criar os seus próprios ovos da Páscoa de papel, enchendo-nos com chocolates e doces. O tradicional almoço de Páscoa é composto por arenque, salmão curado, queijos, ovos, pães e Janssons Frestelse (Tentação Jansson) uma batata cheia de cebola e anchovas, e bebidas como Schnapps (um brandy temperado) e Påskmust (um tipo de refrigerante com especiarias). Ao jantar, comem carneiro assado com batat gratinada.

Polónia: Na Polónia um carneiro feito de manteiga é usado como decoração, as famílias mais tradicionais preferem fazê-lo em casa mas é possível comprá-lo em diversas lojas. Para a missa de domingo, as famílias levam um cesto de ovos cozidos e outros ingredientes para serem abençoados nas Igreja. A tradição polaca dita ainda que as pessoas devem trocar pisankis (ovos de galinha decorados que são vistos como amuletos de boa sorte simbolizando amor, fertilidade e fortuna). Em termos de gastronomia tradicional, os Polacos comem Pasha, um bolo tradicional, e Mazurek um bolo com base fina feita de pastelaria com uma segunda camada de massa ambas cobertas por geleia e chocolate.

Bulgária: A tradição diz que os búlgaros têm de comer o típico Kolache ou Kozunak, pequenos pães semelhantes ao Pantone, especialmente decorados por um número ímpar de ovos vermelhos. Os pães e ovos são abençoados durante as celebrações e depois oferecidos aos familiares e amigos que entregam dinheiro em troca, para demonstrar a sua gratidão. Os ovos são depois esmagados após a missa da meia-noite e o primeiro ovo a ser comido deve ser partido numa parede da igreja. Após o almoço de Páscoa toda a gente joga o “Partir da Boa Sorte”, cada pessoa escolhe um ovo para bater nos ovos das outras pessoas: quem chegar ao fim com um ovo inteiro após todos os outros estarem partidos terá um ano cheio de sorte.

Inglaterra: Na primeira segunda-feira após a Páscoa, os residentes de Hallaton e de Medbourne’s jogam um jogo cujo objetivo é o de carregar barris de cerveja até à aldeia rival, separados por dois córregos – ao estilo da luta livre, uma vez que só não vale colocar dedos nos olhos do adversário, estrangulá-lo ou usar armas. O Carneiro de Primavera Assado é um prato tradicional e os brownies de ovos (ovos de chocolate recheados com creme) são uma sobremesa fantástica.

Espanha: A tradição da semana sagrada em Espanha é fora do comum. As pessoas usam capuz e carregam tochas durante uma procissão e recriam diversas cenas da vida de Cristo na rua (especialmente em cidades do Sul de Espanha como Granada, Málaga e Sevilha), esta é uma das maiores tradições religiosas. Alguns dos pratos tradicionais Espanhóis são a Torrija (fatias de pão frito cozinhado numa panela com azeite, leite, vinho, mel, ovos e diversas especiarias), a sopa de alho, pratos de peixe e doces como Buñuelos e a La Mona de Pascoa (um bolo tradicional da Catalunha, decorado com lascas de amêndoa, ovos cozidos coloridos e outras decorações de Páscoa).