Atualidade

Caras conhecidas reagem à morte de Nicolau Breyner

O falecimento do ator apanhou todos de surpresa. Assim que esta notícia triste foi tornada pública, muitos foram aqueles que quiseram prestar homenagem a Nicolau Breyner, através das redes sociais. Veja:

Herman José: “Uma gigantesca tristeza, acho que hoje em dia 75 anos é uma idade parca para se desaparecer, ele tinha tanto para fazer e tanto para filmar e tanto para rir e tanto para ensinar. Não há nada melhor para um artista do que ficar na memória pelo seu lado positivo e dinâmico e de grande ser humano. Perdi um irmão e um amigo. Não imagino vida mais útil e mais profícua. A minha gratidão será eterna”.

Nicolau6

Pedro Granger: “És bom de mais para te ires embora já, assim, sem mais nem menos. Porra! Merda de vida esta às vezes”.

Fernanda Serrano: “Triste! Muito triste, porque me, nos deixaste! Assim, sem mais nem menos! À tua boa maneira!…
Já tenho tantas saudades tuas”.

Manuel Luís Goucha: “Actor, autor, cantor, realizador, director …. e, acima de tudo, um ser maravilhoso. Hoje fico muito mais pobre! Adeus Nico!”.

Olivia Ortiz: “Estou tão triste com a notícia da morte do enorme Nicolau Breyner. O céu acabou de ganhar mais uma estrela. Descansa em paz!”.

Maria Rueff: “Meu querido Nicolau como tudo agora ficou triste…tudo sem graça!”.

nicolau1

Fernando Rocha: “Há estrelas que iluminam os palcos e tu eras uma estrela com brilho próprio. Descança em paz.”.

Pedro Marques Lopes: “O Nicolau é eterno. Viva o Nicolau”.

Cláudia Vieira: “Absolutamente incrédula e com um nó gigante na garganta… Se havia ser humano que admirava era este… Descansa em paz Nicolau”.

Francisco Moita Flores
: “ADEUS NICO: É com a garganta magoada, com o coração em pranto, que te digo adeus, meu bom amigo. Foste a estrela maior em todos os palcos. No Teatro, na Televisão, no Cinema. E o mais terno e fraterno dos amigos. Não morreste, Nico! És imortal. Quem ama o talento, a cultura, as artes vai continuar a viver contigo no coração. Até breve. Com aquele abraço de sempre!”.

Nuno Markl: “Parece que há sempre uma factura a pagar, este ano. Depois da boa notícia sobre o Zé Pedro Gomes, a terrível partida do Nicolau. Inacreditável”.

Teresa Guilherme: “Adeus meu querido Nico. Espera por mim no céu para o tal almoço que tantas vezes adiámos. Já tenho saudades tuas”.

Nicolau2

Daniel Oliveira: “Até sempre, Nicolau!”.

Carolina Deslandes: “Há uns anos fui gravar um programa de televisão. Estava numa pilha de nervos, não conhecia ninguém e ninguém falou comigo. Quando chegou a hora de almoço, peguei num tabuleiro e fui-me sentir numa mesa a um canto preparada para almoçar sozinha, quando ouvi um grito: ‘Carolina! Vem-te sentar aqui. Almoças ao meu lado’. Era o Nicolau Breyner. Eu nem queria acreditar. Recebeu-me de braços abertos e sempre de sorriso na cara ainda que não me conhecesse. Tive o privilégio de trocar algumas palavras com ele mas aquilo que me marca é o facto de o seu trabalho ter acompanhado todo o meu crescimento, foi uma presença de sempre na minha vida. Sabemos que alguém nos toca com a sua arte e o seu coração quando ouvimos a notícia da sua partida e ficamos de lágrimas nos olhos. Que perda tão grande”.

Eduardo Madeira: “Afinal não foi apenas Janeiro. O ano 2016 está mesmo a ser devastador. Nicolau Breyner fazia parte do património artístico do país. Foi um grande actor (e um actor de comédia soberbo). Cansa-me um pouco o Facebook ser quase um obituário mas não consigo ficar indiferente a um desaparecimento destes. Ele era grande e por isso partiu no ano em que outros grandes partiram também. O Nicolau que descanse em paz. O país segue mais pobrezito”.

Andreia Dinis: “Completamente em choque. O mundo do espectáculo ficou mais pobre. Descansa em paz Nicolau. Até sempre”.

Isaac Alfaiate: “Um grande homem… Um grande amigo… Um grande ator… RIP NICO”.

Frederico Amaral: “Partiu o Nicolau Breyner! Estou em choque..! Que triste notícia…! Presto aqui a minha homenagem ao grande Nicolau, uma figura da nossa cultura, um ACTOR dos grandes e que nos vai fazer muita falta. Obrigado mais uma vez por esta “Família Açoriana”, foi um orgulho, uma bênção ter sido o teu “genro”, ter-me estreado na ficção contigo.. ter trabalhado contigo. Que boas recordações! Os meus sentidos pêsames a toda a sua família. Até sempre Nicolau!”.

Sofia Alves: “O destino juntou-nos nas artes e Deus deu-me o privilégio de ter a tua amizade… A dor e a tristeza de te perder querido Nico é imensa… Rezo a Deus por ti com a certeza de que um dia nos encontraremos. Luto profundo,vazio, choque… foste um pai da ficção, um homem maravilhoso, um Mestre. Obrigada por tanto. Descansa em paz”.

Marco Delgado: “Estou sem palavras… Foi um prazer e uma honra conhecer-te e trabalhar contigo. Até sempre querido amigo!! R.I.P”.

Nicolau3

Nilton: “Nicolau Breyner foi dos primeiros nomes que escrevi na minha lista de convidados do 5PMN. Liguei-lhe, disse-me logo que sim, e foi sem dúvida dos melhores convidados que tive até hoje. Sempre que nos encontrávamos, tratava-me com a mesma simpatia, com o mesmo sorriso, e tinha sempre uma história para contar. Fui um sortudo por ter privado com ele, e apesar de ele me tratar sempre como um amigo, não houve uma única vez que estivesse ao seu lado e não surgisse uma voz na minha cabeça a dizer-me: Nilton, está aqui o Nicolau Breyner!”.

Rui Unas: “Saiu à francesa… como se não nos déssemos conta… Ah, Nicolau, sempre na brincadeira. Mas, desculpa Nico, desta vez, não teve graça”.

Dalila Carmo: “PORRAAA NICO!!!! As palavras saem desordenadas, caóticas, tão absurdas como a notícia que acabámos de receber em estúdio, há poucos minutos. Não pode ser! O Nicolau sempre existiu nesta casa, nas nossas casas, nas nossas vidas. Ficámos todos um bocadinho orfãos hoje. As memórias e referências são tantas, que é sempre redutor tentar definir alguém. Alguém que além de actor brilhante, produtor e homem de idéias, era alguém profundamente visionário e altruísta, sarcástico e sábio. Horas de conversas sobre o mundo e sobre cinema ( tanto cinema), sobre projectos futuros com que aliviávamos alguma inquietação, e tantas gargalhadas. Que saudades vou sentir dos teus abraços, da tua contracena que sabe ouvir, do teu olhar tão cheio de coisas lá dentro….da tua pessoa. Que grande MERDA, Nicolau! Por mais que tenhas tentado impregnar o nosso espírito de ironias, hoje é um dia estupidamente triste”.

Sílvia Rizzo: “Que saudades tuas vamos ter. O que nos rimos na vida, da vida. Obrigada por tudo Nico”.

Ricardo de Sá: ” Foste um visionário e um sonhador. Foste o pai da indústria televisiva e cinematográfica em Portugal… Tu viste mais além! Obrigado por tudo”.

Nuno Eiró: “Foste meu pai adoptivo quando precisei, sem hesitar, sem que precisasse de te pedir, muitas vezes em silêncio no meio de gargalhadas e disparates. Hoje fiquei órfão … Outra vez! Nunca te esquecerei Pai Nico”.

Maya: “Mais do que um grande actor , Nicolau Breyner, era um ENORME ser humano. Sempre uma palavra de simpatia e apoio para quem , como eu, estava muitos patamares abaixo. Fica a admiração eterna. RIP”.

Cuca Roseta: “Triste dia … Obrigada, de nós todos, por tudo o que nos deste…“.

Rita Andrade: “Isto não faz sentido. Não faz sentido nenhum. Pessoas como o Nico não morrem. Vão só ali e já vêm. É impossível estar-se preparado para dizer adeus nestas condições. Sobretudo aos gigantes. Àqueles que nunca mostram fraqueza. Àqueles que à partida nunca deveriam morrer. Estamos à tua espera, Nico. Volta. Se estás escondido, já deixou de ter piada. Já não faz sentido nenhum. Meu Al Pacino português”.

Nicolau5

José Fidalgo: “Que descanse em paz”.

Jorge Gabriel: “Morreu um dos maiores da cultura nacional. Eterno é o seu legado. Obrigado, Nico”.

Luísa Castel Branco: “Vão todos dizer coisas boas de ti porque os mortos não têm defeitos. É sempre assim. Um longo, muito longo grupo dos mais diversos quadrantes e profissões vão relembrar -te em palavras gordas. Cheias. Mas sabes Nico, por uma vez é mesmo verdade . Os elogios e as palavras são -te merecidas, meu querido !
E para quem tem anos de memórias , conversas e gargalhadas , serão poucas todas as palavras que vai ser ditas e escritas. Tu és , és para sempre o grande Cavalheiro num mundo que já não sabe o significado de tudo o que o ser abrange. Cavalheiro nas amizades , nas paixões ( Ah! As tuas paixões !). Cavalheiro com os conhecidos e desconhecidos. Aquele que nunca falhava e que sabia guardar um segredo para sempre. Para sempre. É o que te digo agora. Para sempre presente. Obrigadas”.

Nayma: “DEP Nico. Foi uma honra ter conhecido um homem tão gentil, culto e talentoso”.

Núria Madruga: “Não quero acreditar… O que nos rimos a semana passada naquela sala de atores. Que Ser Humano Maravilhoso! Não acredito que nunca mais vamos dar aquele abraço apertado. Gosto tanto de si, Nico”.

Maria Leite: “O meu primeiro “pai” da ficção. Obrigada por tudo, vai em paz. Até já”.

Jessica Athayde: “Que murro no estômago…”.

David Carreira: “Guardo para sempre muito respeito a carinho pelo Nicolau. Foi meu pai na novela ‘Louco Amor’ e tambem no inicio da minha carreira na representação. Para sempre um exemplo a seguir”.

Nicolau7

Maria João Bastos: “Nico…”

Diana Chaves: “Um pioneiro, um mestre que acreditou e apoiou toda uma nova geração de actores. Uma grande perda para a cultura do nosso país”.

Ricardo Carriço: “O Céu ganhou mais uma Estrela, até sempre Nicolau Breyner…”.

Joaquim Monchique: “Bravo Nico , continuas a ser um dos meus maiores ídolos! Até sempre vizinho! triste , muito triste…”.

Tiago Careto: “Estou sem palavras. Se havia alguém com quem gostaria de aprender era com este senhor. Lembro-me da disponibilidade que teve comigo num casting para uma série da RTP à alguns anos atrás, da forma intensa como me fez viver aquele momento. Fica um até breve. Encontraremo-nos numa próxima vida. Continuo chocado”.

Matilde Breyner: “Cruzámo-nos no estúdio há pouco mais de uma semana. Disse-me que queria ir ver a minha peça e despediu-se com as mesmas palavras que me dizia sempre, cada vez que me via: ‘Temos que trabalhar juntos’. Sei que vamos trabalhar juntos um dia, quando nos voltarmos a ver… lá em cima. Por aqui, vou continuar a dar o meu melhor e deixá-lo orgulhoso do nosso nome de família. Obrigada Nico”.

Lourenço Ortigão: “Não consigo acreditar que nos deixaste. Que dia tao negro… Porra! Descansa em paz querido Nico, e obrigado por tudo… Um beijinho muito grande. Vou sentir a tua falta”.

Tony Carreira: “Hoje Portugal ficou mais pobre! Perdemos um grande Português, o Actor, Cantor, Autor NICOLAU BREYNER. Tive a sorte de privar com ele e até tínhamos um projeto para concretizarmos em conjunto.
O Nico era um talento inquestionável mas sobretudo um ser humano maravilhoso. Quem, como eu, teve o prazer de privar com ele, sente uma tristeza profunda. Eu vou ter saudades dele! Até um dia Nico e obrigada por todas as atitudes bonitas para lá das palavras a meu respeito. Foi uma honra conhecer-te”.

Nicolau8

Pedro Lima: “Obrigado por tudo o que me deste. Se não fosses tu, se calhar nem teria sido actor. Tenho esta sorte de ter representado contigo num inesquecível encontro entre discípulo e Mestre. Obrigado, Obrigado, Obrigado…”.

Ana Brito e Cunha: “Obrigada Nico”

Oceana Basílio: “‘O mais importante, o amor, a vida, os amigos a família’… Mais vale ser alegre. Feliz e contente”.

Raul Meireles: “Hoje Portugal fica mais pobre, cresci a vê-lo e obrigado a admirá-lo. Descanse em paz GRANDE Nicolau Breyner, nunca será esquecido. RIP”.

Afonso Pimentel: “Desde que me lembro de inventar que ele lá está. Ao longo de 20 anos nos cruzámos em bastidores conversando sobre tudo, cruzando-nos em projectos sem nunca termos partilhado um Plateau. ‘Temos que fazer qualquer coisa juntos, Dr. Pimentel’. 3 vezes esteve para ser, 3 vezes não foi. Educado, sem croquetes, Generoso, Afável. Há uns meses convida o puto para trabalhar na sua escola. O puto queria era trabalhar com ele.
Mas para ele também é fixe. Obrigado pelo despretensiosismo. Até já. O meu filho diz-me: ‘Olha, o teu amigo está ali outra vez, papá. Porque é que estás a ver tantas vezes o teu amigo, põe os zanimados!’ E eu pus. Não é um bom dia para lhe explicar o porquê”.

Cristina Ferreira: “Foi há tão pouco tempo. Rimos tanto. Combinámos mais uma vez o que iríamos fazer juntos. E agora? Gosto tanto de ti. Tanto”.

Nicolau