Cultura

Campanha do quadro de Domingos Sequeira ultrapassa 400 mil euros

A campanha de aquisição do quadro de Domingos Sequeira “Adoração dos Magos”, lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, ultrapassa, a partir de hoje, os 400 mil euros, dos 600 mil necessários, segundo a organização.

“Graças à Fundação Aga Khan, a campanha ‘Vamos pôr o Sequeira no lugar certo’ entra na fase final”, anunciou esta noite fonte da campanha do museu, na página da iniciativa, no Facebook.

“O apoio, verdadeiramente exemplar, corresponde a 1/3 do valor total da subscrição”, 200 mil euros, “coroando o esforço dos muitos milhares de portugueses que já a apoiaram”, lê-se na mensagem.

De acordo com a edição online do jornal “Público”, a doação ao MNAA será concretizada na quarta-feira, pelo próprio príncipe Amyn Aga Khan.

Os 200 mil euros doados pela Fundação Aga Khan juntam-se a cerca de outros 200 mil já angariados, desde o final de outubro do ano passado, vindos sobretudo de doações de singulares, muitas delas anónimas ou feitas por transferência bancária, de acordo com o site da campanha.

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, lançada no ano passado, “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”, tem como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra que Domingos Sequeira pintou em 1828, e da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.