Atualidade

As homenagens a Nicolau Breyner continuam

Dias após a morte repentina de Nicolau Breyner, familiares e amigos do ator não o esquecem e as homenagens nas redes sociais sucedem-se.

Tiago Teotónio Pereira, ator e filho de Mafalda Bessa – a última mulher do artista -, partilhou uma fotografia de família onde aparece ao lado do padrasto, dos irmãos, Vasco e Mónica, e das filhas de Nicolau, Mariana e Constança. Na legenda colocou apenas um coração.

Nicolau

Já Maria Rueff recorreu às palavras para expressar os seus sentimentos neste momento de dor e escreveu uma carta emotiva dirigida ao “pai da ficção”: “Querido Nicolau: Contaste-me uma vez que o funeral do Vasco Santana tinha sido o mais impressionante de todos os funerais a que foste, pelo mar de gente que não parava de o aplaudir, porque o amavam ( como de resto ainda hoje todos nós o amamos ). Pois meu/nosso querido Nicolau, terias hoje ficado também impressionado com o Amor que todos te temos. Com o mar de aplausos que tal como ao Vasco Santana também e tão merecidamente, te quisemos dar. Contaste-me, que o tinhas levado em ombros, levar-te em ombros não pude mas levo-te tal como todos os que hoje te foram dizer Adeus, no coração…bem me dizias tu que o ‘cómico é o actor que fica pra sempre na memória e no coração das gentes’ e assim é de facto, e tu então que eras tudo e tantos, ficarás eternamente na memória e coração de todos, ao lado do Vasco Santana, o Antonio Silva, o Ribeirinho teu tão adorado mestre, a Maria Matos a Beatriz Costa, a Ivone Silva, a Laura Alves que tanto defendeste e honraste, o Raul Solnado, o Armando Cortês, por favor leva-lhe um beijo meu, o Mario Viegas, na galeria maior reservada só aos iluminados, aos que, como dizias ‘fizeram sonhar, por ser essa a grande missão dos actores, fazer Sonhar” e que missão tão importante acrescento eu, porque afinal, os actores dão o que não se pode comprar em nenhum sítio- O alimento pra alma! E talvez que o cômico lhe acrescente um não sei quê de felicidade, de alegria de leveza…Sei que nos querias com um sorriso posto, na tua partida, mas desculpa-me, por enquanto ainda não consigo…tua sempre, Palhaça!”.

Nicolau1

Foi também através das redes sociais que Júlio Isidro prestou um tributo ao amigo: “O SHOW, NICO…MUST GO ON… Agora, já naquele silêncio de espaço vazio, neste começo da construção da saudade, sinto que me devo um balanço sobre estes três dias passados. Não queria ter estado no velório do Nicolau Breyner, não queria ter falado dele, não queria ter realçado as qualidades profissionais que lhe reconhecia, e muito menos ‘santificá-lo’ em elogios fúnebres. Não queria ter-me lembrado, assim como num filme que passa a correr na memória, das inúmeras vezes que nos cruzámos, das entrevistas que lhe fiz e até da breve experiência em que ele fez de mim um ‘ator’ arranjado à pressa. Como sou de chorar, não queria ter estado à frente de tantos microfones e câmaras porque sou presa fácil do espetáculo das lágrimas. Mas tudo isso me aconteceu pela única circunstância que ninguém conseguiu evitar: -O Nicolau tinha morrido. Por isso tantos de nós disseram e escreveram tantas coisas bonitas sobre o ator, autor, produtor, realizador e sobretudo sonhador que o Nicolau foi. Não o fizeram por eles, mas para ele e por ele. Não queriam ter estado ali tal como eu estive por aquela inexorável razão.Não queriam tempo de antena, apenas manifestar publicamente o respeito e carinho que lhe deviam. O Nicolau Breyner era nosso património e todos quiseram manifestá-lo na hora do adeus e até um dia destes… a tal mudança de estado que é para todos e cada um de nós! A estrela, agora a brilhar todas as noites sobre as nossas cabeças, foi sempre o Nico naqueles dois dias em que Portugal chorou a sua partida. Guardo em mim uma enorme mágoa. O Nicolau não foi meu convidado no programa Inesquecível. Seria uma edição só com ele, muita pesquisa, um número infindo de clips da sua obra, uma conversa feita de emoções:- Fica para Outubro quando a RTP Memória fizer anos. O Nicolau está, cheio de trabalho e de projetos… aquela alegria de viver, o sorriso permanente – pensei e fui adiando. O Nicolau é eterno, por isso o Inesquecível com ele vai acontecer, mas nunca mais adiarei nada. Há só uma coisa que vou tentar ir adiando…”.

José Raposo também se manifestou sobre a perda do “Mestre”: “Estranho…!!!! É a única coisa que me assola dizer desde segunda-feira! Porque não me entra esta coisa do Nico ir da nossa vida…! Só quero dizer que estou muito mal, que nunca mais isto tudo será o mesmo!!! E que vou precisar muito dos abraços do meu Amigo e Mestre Nicolau…!”.

Recorde-se que o ator faleceu na última segunda-feira, vítima de um ataque cardíaco, e as cerimónias fúnebres realizaram-se na quarta-feira.