Televisão

Série premiada sobre a humanidade estreia no Odisseia

Esta sexta-feira, dia 5, o Odisseia estreia em exclusivo a série “A Odisseia da Humanidade”, uma produção do antropólogo Niobe Thompson, um dos realizadores de documentários mais inovadores e brilhantes do momento, vencedor dos prémios Melhor Série Documental, Melhor Realizador e Melhor Guião nos AMPIA Awards (2015), que reconhecem o valor das produções audiovisuais inovadoras à volta de temas sobre a sustentabilidade.

Em determinado momento da pré-história, os humanos estiveram quase no limite da extinção. De acordo com algumas estimativas, apenas sobreviveram 600 Homo sapiens adultos a uma seca severa em África.

“A Odisseia da Humanidade” é uma série documental de três episódios de sessenta minutos, que com a ajuda da última tecnologia em gravações e imagens geradas por computador, leva-nos a uma fascinante viagem pelo tempo e por todo o mundo para encontrar as chaves do bem-sucedido passado da nossa espécie, todas as sextas-feiras às 22h30.

“A Ascenção de uma Espécie”, “O Macaco Adaptável” e “O Final da Viagem”, são os três episódios desta produção que custou três milhões de dólares, três anos de filmagens e que levou Niobe Thompson a seguir pastores de renas durante a migração de inverno na Sibéria; a passar longos meses a viver com os caçadores de focas no Bering Strait; a caçar com homens dos bosques no Kalahari, e a aprender a fazer mergulhos em apneia, para acompanhar os últimos mergulhadores de Badjao, que vivem na zona sul das Filipinas e que caçam durante longos minutos debaixo de água.

Niobe Thompson é um dos realizadores de documentários mais inovadores e brilhantes do momento. Niobe é capaz de nos introduzir na ciência mais vanguardista de forma divertida e surpreendente, mantendo sempre o rigor próprio de um académico da prestigiada universidade de Cambridge. O seu trabalho é brilhante e os múltiplos prémios confirmam isso mesmo: um prémio Banff em 2009 e dois prémios Gemini em 2011. Niobe produziu ainda para canais tão conceituados como a CBC ou a ARTE. A sua vida pessoal é inseparável da natureza, das viagens e da aventura. Em criança, Niobe sonhava em proteger o planeta e compreendê-lo. E foi com esse sonho que encaminhou a sua vida. Viajou por todo o planeta para conhecer os lugares e as culturas mais exóticas à fase da Terra, obteve um doutorado em antropologia e, hoje em dia, coloca todo este conhecimento em cada um dos seus documentários.