Consultório

Será que ressono?

Sabia que 35% das mulheres e 45% dos homens ressonam?

No entanto, todos nós, em qualquer momento das nossas vidas, podemos ressonar. Basta que, por motivos inflamatórios ou infecciosos, as amígdalas e/ou as adenóides aumentem de volume, podendo assim qualquer adulto ou criança ressonar.

O QUE É O RESSONAR
O ressonar, à semelhança de outros sons, é causado por vibrações que originam partículas de ar, formando ondas de som. Por exemplo, quando falamos, as nossas cordas vocais vibram para formar a nossa voz. Quando o nosso estômago emite sons são o estômago e o intestino a vibrar à medida que o ar e os alimentos se movem através deles. Enquanto dormimos, o fluxo de ar turbulento pode causar vibração aos tecidos do nariz e da garganta e aumentar o ressonar.

Essencialmente o ressonar é um som, que resulta do fluxo de ar turbulento que causa vibração aos tecidos durante o sono.

É COMUM RESSONAR
Qualquer um pode ressonar. Frequentemente, pessoas que não ressonam regularmente, informam ressonar após uma doença viral, após beberem álcool, ou quando tomam medicação específica. Em geral, o aumento de idade e aumento de peso pioram o problema. Contudo, é importante saber, que qualquer pessoa, seja qual for a sua figura corporal, magro, gordo, alto, baixo, pode ressonar.