Atualidade

Proteção Civil lança alerta devido ao mau tempo

O mau tempo ameaça estragar o fim de semana de Carnaval. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima, em especial nas regiões do norte e centro.

Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo. De acordo com a instituição, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser forte, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chama também a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Assim, Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais.

A ANPC aconselha ainda à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, além de não praticar atividades relacionadas com o mar.