Álbuns da Semana

“Peso Morto”, o novo álbum dos Peixe: Avião

Acaba de ser editado o quinto álbum de Peixe: Avião. “Peso Morto” é o nome do novo trabalho da banda nortenha, nascida em Braga, no verão de 2007, que apresenta um som mais cinzento, bem diferente da fase inicial do grupo, com camadas que ao fundirem-se são tão interessantes de ouvir como de imaginar para onde nos transportam.

Este disco do trio foi gravado entre maio e outubro de 2015 nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Braga, com produção da própria banda e de Nélson Carvalho, colaborador de longa data. Os conteúdos quebram com as estruturas de canção e tornam-se mais experimentais e progressivas.

Este é o caminho criativo que pretendiam tomar desde 2014, depois de terem sido convidados pelo Festival de Curtas de Vila do Conde a compor uma banda sonora para o filme mudo “Ménilmontant”, de 1929 do russo Dimitri Kirsanoff.

Este sábado, dia 20, há a oportunidade de assistir ao vivo em Braga, no Theatro Circo, pelas 21.30, ao lançamento deste novo trabalho da banda bracarense que o seu guitarrista, Luís Fernandes, descreve como “mais minimal” a nível de conteúdo lírico, abordagem que o grupo está a aprofundar.

peixeaviao_0

Veja o vídeo de “Miragem”: