Saúde & bem-estar

Novo tratamento dá esperança a homens que sofrem de infertilidade

Cientistas chineses, do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências, conseguiram produzir, pela primeira vez em laboratório, esperma de rato em laboratório com recurso a células estaminais. Esse esperma foi usado com sucesso na reprodução de ratos bebés, o que traz nova esperança para os homens com problemas de infertilidade.

Os investigadores desenvolveram a experiência pioneira ao usar células estaminais de embriões, que depois de vários procedimentos científicos, foram usadas para fertilizar fêmeas.

O resultado foi o nascimento de nove ratos, todos saudáveis. Além disso, de acordo com o “Journal Cell Stem Cell” que publicou o estudo, todos eles conceberam as suas próprias crias. No entanto, os resultados estão longe dos 100% de sucesso, uma vez que foram criados 317 embriões, ou seja, de 317 ovos fertilizados, só nove sobreviveram.

Mesmo assim, os cientistas consideram que as notícias são animadoras e já se fala de, num futuro próximo, usar o mesmo processo, mas com células humanas. Para os homens que ficam com problemas de fertilidade depois de receberem tratamentos contra cancros ou devido a infeções como a papeira, esta pode ser uma nova esperança.

“O nosso método cumpre completamente o padrão recentemente proposto por um consenso de biólogos reprodutivos, então achamos que ele traz muita esperança para o tratamento da infertilidade masculina”, defendeu Jiahao Sha, pesquisador da Universidade Médica de Nanjing, na China, e um dos líderes do estudo.