Atualidade

Ian Thorpe assume problemas de depressão

O nadador australiano Ian Thorpe, de 33 anos, admitiu, através de um artigo de opinião, estar a lutar contra a depressão desde a juventude e que em 2014 chgeou até a ser internado num hospital de Sydney.

O artigo escrito pelo atleta foi publicado no jornal “Huffington Post Australia”, no âmbito de uma campanha de sensibilização para os problemas de saúde mental entre os jovens, apadrinhada por Kate Middleton, mulher do príncipe William, de Inglaterra.

“Sou um dos que luta contra problemas mentais desde a adolescência (…) quem me vê não consegue perceber o meu sofrimento, nem compreender os meus problemas interiores”, afirmou Thorpe.

O nadador reconheceu ter vivido como ermita durante algum tempo e aconselha os jovens a não o fazerem: “Se nos deixarmos ficar, vamos cair na armadilha e passaremos a ser pessoas deprimidas que contribuem para um estado de espirito depressivo”. “Sei que sofro de depressão, mas ela não vai definir a minha vida”, assegurou.

“O Torpedo”, como ficou conhecido no mundo da natação, conquistou um total de cinco medalhas olímpicas de ouro, nos Jogos Sydney2000 e Atenas2004, e 11 títulos mundiais. Thorpe abandonou a alta competição em 2006, regressando em 2012, mas acabou por não conseguir marcar presença nos Jogos Londres2012.

Em 2014, no ano em que assumiu a sua homossexualidade, Ian Thorpe foi internado com problemas depressivos, depois de ter sido encontrado a vaguear nas ruas de Sydney.