Televisão

Hollywood exibe filmes premiados com Óscar

“A Semana dos Óscares” é um especial de cinema preparado pelo Canal Hollywood que proporciona de 22 a 28 de fevereiro uma seleção de filmes galardoados de todos os géneros e em diferentes categorias, somando 101 nomeações e 37 óscares atribuídos pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas. No dia 28 de fevereiro, o dia da entrega das estatuetas douradas, a proposta é uma maratona de onze filmes premiados para ver das 8h00 às 5h45.

“Dick Tracy”, protagonizado e dirigido por Warren Beatty, carrega o peso de uma referência clássica pela forma como rasgou alternativas criativas para cineastas, técnicos e atores, marcando indelevelmente a trajetória de Madonna como atriz. Vencedor do Óscar para Melhor Direção de Arte, Melhor Maquilhagem e Melhor Música Original, “Dick Tracy” é o filme ideal para inaugurar o especial “A Semana dos Óscares”, na segunda-feira, dia 22, às 21h30.

Para os espectadores que apreciam ambientes “sobrenaturais”, o canal vai exibir, terça-feira, dia 23, pelas 21h30, “MIB – Homens de Negro”, filme vencedor do Óscar de Melhor Maquilhagem, comandado pelos Agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones) que fazem parte do segredo mais bem guardado do Universo, uma agência governamental que oficialmente não existe e que controla as atividades extraterrestres na Terra.

Para realizar a história verídica do músico Ray Charles, no filme “Ray”, que o Canal Hollywood estreia quarta-feira, dia 24, às 21h30, Taylor Hackford acompanhou o cantor durante 15 anos, revelando o seu génio peculiar, desde a infância ao estrelato, num filme premiado com o Óscar de Melhor Mistura de Som e Melhor Ator (Jaime Foxx).

Na quinta-feira, dia 25, às 21h30, o Canal Hollywood sugere “O Cavaleiro das Trevas”, a segunda parte da trilogia realizada por Christopher Nolan baseada na personagem de Batman, vencedor de dois Óscares em 2009: o de Melhor Edição de Som e o Óscar póstumo de Melhor Ator Secundário, atribuído a Heath Ledger, a quem é imputado grande parte do sucesso do filme pela sua interpretação do indecifrável Joker.

“A Paixão de Shakespeare”, que o Canal Hollywood estreia sexta-feira, dia 26, às 21h30, tornou-se num verdadeiro sucesso pela forma como retrata a história fictícia de amor entre Shakespeare e uma aristocrata, arrecadando um total de sete estatuetas: Melhor Guarda-roupa, Melhor Banda Sonora para Filme Dramático, Melhor Direção Artística, Melhor Argumento Original, Melhor Atriz Secundária (uma irrepreensível Judi Dench), Melhor Filme (suplantando o favorito “O Resgate do Soldado Ryan”, 1998) e Melhor Atriz atribuído a Gwyneth Paltrow, que derrotou grandes nomes como Cate Blanchett e Meryl Streep.

A história da bela e glamourosa Georgiana Spencer, um ícone do século XVIII, na sua busca desesperada por amor, do caso condenado com Charles Grey ao complexo ménage à trois com o seu marido e a sua melhor amiga, Lady Bess Foster, chega ao Canal Hollywood sábado, dia 27, às 20h30, com a estreia de “A Duquesa”, um filme de Saul Dibb, vencedor do Óscar para Melhor Guarda Roupa.

King s Speech_The_2010_01

No domingo, dia 28 de fevereiro…
No dia em que se realiza a 88.ª edição dos Óscares, a maratona de cinema começa às 8h00, com a exibição de “Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos”, filme aclamado no Festival Sundance e vencedor do Óscar para Melhor Argumento Original e Melhor Ator Secundário, estatueta atribuída a Alan Arkin, o avó dos Hoover, uma família estranha que acaba por se unir numa viagem estrada fora para levar Olive ao concurso “Little Miss Sunshine” na Califórnia.

Às 09h45 será exibido “The Incredibles: Os Super-Heróis”, um filme de comédia, ação e drama que nasceu do imaginário de Brad Bird, argumentista e realizador. A história retrata uma família de super-heróis (o Sr. Incrível, casado com a Mulher-Elástica e de quem tem três filhos: Violeta Pera, Flecha e Zezé) obrigada a viver anonimamente sob um programa de proteção de testemunhas, tendo sido premiada com o Óscar para Melhor Edição de Som e Melhor Animação.

No final da manhã, pelas 11h40, o Canal Hollywood exibe a comédia hilariante “Ratatui”, que ganhou o Óscar para Melhor Animação pela simplicidade do enredo e arte visual ímpar capaz de criar um mundo encantado onde ratos e humanos produzem uma verdadeira delícia gastronómica.

Em “Up – Altamente”, vencedor de dois óscares na categoria Melhor Animação e Melhor Banda Sonora, com exibição às 13h35, Carl, um vendedor de balões de 78 anos, está determinado em permanecer em sua casa depois da morte da mulher. Para o conseguir, e assim evitar o internamento num lar, realiza o sonho da sua vida fazendo a casa elevar-se do chão com balões cheios de hélio que o levarão numa viagem cheia de aventuras com uma companhia muito especial…

“Wall-E”, o primeiro filme da Pixar a ter segmentos com atores reais, considerado uma das mais criativas comédias de aventura alguma vez criadas para o grande ecrã, retrata um universo futurista nunca antes imaginado, aclamado pela crítica especializada e vencedor de inúmeros prémios, entre os quais o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA para Melhor Animação, para ver durante a tarde, às 15h15.

Vencedor do Óscar de Melhor Edição de Som e três vezes nomeado nas categorias de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Banda Sonora e Melhor Som, “Pearl Harbor” reúne um elenco de luxo onde constam nomes como Ben Affleck, Kate Beckinsale, Cuba Gooding Jr., Josh Hartnett e Jon Voight, recordando às 17h00 o bombardeamento japonês às forças armadas dos EUA localizadas em Pearl Harbor.

Baseado no romance homónimo de James Fenimore, “O Último dos Moicanos”, exibido às 20h05, é um épico recheado de amor e batalhas durante a Guerra dos Sete Anos. Este remake do clássico de 1936 dirigido por Randolph Scott ficou a cargo de Michael Mann, conta com Daniel Day-Lewis no principal papel e foi galardoado com o Óscar na categoria de Melhor Som.

O filme que se segue pelas 22h00 retrata o esforço do rei George VI para superar a sua gaguez e encontrar uma maneira de falar e discursar publicamente. “O Discurso do Rei”, em estreia inédita no canal, foi premiado com o Óscar para Melhor Filme, Melhor Ator Principal (Colin Firth), Melhor Realizador (Tom Hooper) e Melhor Argumento Original.

“Apocalypse Now – Redux”, com estreia marcada para as 00h05, é assinado por Francis Ford Coppola e fala do horror da guerra do Vietname, contando com Marlon Brando e Martin Sheen nos principais papéis. Esta adaptação livre do romance de Joseph Conrad “The Heart Of Darkness” conquistou o Óscar de Melhor Cinematografia e Melhor Som.

Vencedor de quatro Óscares: Melhor Filme, Melhor Atriz Principal (Hilary Swank), Melhor Ator Secundário (Morgan Freeman) e Melhor Realizador (Clint Eastwood), “Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos”, chega ao Canal Hollywood às 3h30 e retrata a relação de inspiração mútua vivida entre Frankie Dunn (Clint Eastwood), que sempre treinou e geriu as carreiras dos melhores boxeurs, e Frankie Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), aspirante a boxeur.

Num momento delicado para a monarquia britânica, em que a morte da Princesa Diana coincide com a nomeação de um novo primeiro-ministro, Tony Blair, Elizabeth II terá que tomar uma atitude sem precedentes. É neste contexto difícil que se desenrola o drama de Stephen Frears “A Rainha”, o último filme deste especial para ver às 05h45, que valeu a Helen Mirren um Óscar, um BAFTA, um Globo de Ouro e todos os principais prémios da crítica que a consideraram “deslumbrante” pela sua interpretação que oscila entre a frieza e a fragilidade.