Saúde & bem-estar

Facebook tem efeito semelhante ao da cocaína no cérebro

O efeito do Facebook no cérebro é parecido com o da cocaína. Mas é mais fácil sair do Facebook do que suprimir o hábito de usar drogas. Estas foram as conclusões de um estudo realizador pela Universidade da Califórnia.

Para a pesquisa, os investigadores monitorizaram o cérebro de 20 estudantes enquanto eles olhavam para uma série de imagens. Durante a experiência, os voluntários tinham que pressionar um determinado botão sempre que vissem imagens relacionadas à rede social e outro quando viam sinais de trânsito. Além disso, os participantes responderam a questionários sobre possíveis sintomas relacionados ao vício enquanto usavam o Facebook.

Os resultados mostraram que a maioria dos participantes respondeu aos estímulos do Facebook mais rápido do que aos sinais de trânsito. Estes também foram os mesmos que relataram sinais de vício relacionado ao uso da rede social.

A monitorização do cérebro dos participantes também mostrou que quando eles viam as imagens relacionadas ao Facebook, ativavam as áreas da amídala e do estriado, associadas ao estabelecimento de significado dos acontecimentos e emoções e no processamento e antecipação de recompensas. Trata-se das mesmas áreas ativadas durante o uso de cocaína.

De acordo com os autores, isso mostra que os vícios relacionados com o uso de tecnologias têm os mesmos mecanismos naturais que os das drogas e apostas. No entanto, o sistema inibitório – também envolvido no vício em drogas – não parece ter sido afetado com o uso do Facebook. O que significa que é mais fácil deixar de usar a rede social do que a cocaína.

Tópicos: