Atualidade

Bárbara Guimarães: “Exijo respeito pelos meus filhos”

A apresentadora da SIC quebrou o silêncio sobre o processo de violência doméstica que a opõe ao ex-marido, Manuel Maria Carrilho, para pedir respeito pelo dois filhos – Dinis Maria, de 12 anos, e Carlota, de cinco.

“Durante todo este longo e doloroso processo, a única coisa que sempre me guiou, como um farol de absoluta consciência, foi o bem-estar dos meus filhos”, começou por afirmar Bárbara Guimarães, através de um comunicado.

“Nunca dei uma entrevista sobre este processo. Nunca falei fora do tribunal. Resguardei, sempre, dentro da privacidade do meu lar e fora dele, perante os meus filhos, a imagem do pai, mesmo vendo a minha, vilipendiada e humilhada na praça pública, alvo de notícias falsas e plantadas. O meu dever de mãe é e será sempre o dever de proteger os meus filhos. E essa imensa força jamais se apagará”, sublinhou, acrescentando que esta luta pela “proteção” das crianças tem sido “solitária”.

Na sequência das notícias que têm vindo a público, nomeadamente sobre o testemunho do filho, Bárbara pede “dignidade no tratamento público de menores que estão num incomensurável sofrimento”.

“Chamo-me Bárbara Guimarães e sou mãe. Exijo respeito pelos meus filhos e também através de mim e deles, de todas as outras mulheres e menores a atravessar por processos semelhantes”, finalizou.

Recorde-se que a apresentadora e o antigo ministro da cultura já se encontraram em tribunal para a primeira audiência, porém ainda não há data para a continuação do julgamento, após o Ministério Público e a defesa de Bárbara terem pedido o afastamento da juiza Joana Ferrer, que também entretanto pediu escusa do caso.