Cultura

Autorretrato de Paula Rego vai a leilão

“Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana”, um dos raros autorretratos da pintora portuguesa, vai ser leiloado em Londres, com estimativas que variam entre os 260 mil e um milhão de euros.

A pintura é um trabalho de pastel sobre papel, de 2004, na qual, além de Lila Nunes, a modelo que Paula Rego usa com mais frequência, e Ana, outra colaboradora, surge também a própria artista.

Lila está sentada numa cadeira de madeira, olhando para o seu reflexo num pequeno espelho que Ana segura à sua frente, mas, em vez de mostrar a cara de Lila no espelho, a artista pinta o seu próprio rosto.

A obra fez parte da mostra de 150 obras de Paula Rego, patente no Museu de Serralves, em 2004, e da retrospetiva dedicada à artista, pelo Museu Reina Sofia, em Madrid, em 2007-08, que viajou depois para o Museu Nacional de Mulheres nas Artes, em Washington.

Com uma estimativa base situada entre 200 mil e as 250 mil libras (de 260 mil a 325 mil euros), o quadro vai a leilão no dia 12 de fevereiro, pela Christie’s, o segundo de dois dias de venda de arte contemporânea e do pós-guerra, que inclui obras de Yves Klein, Peter Doig, Francis Bacon, Lucian Freud, David Hockney, Yves Klein, Gerhard Richter, Lucio Fontana e Jean Dubuffet, entre outros.

Outro quadro de Rego em leilão
Também a leilão, pela Sotheby’s, vai a obra “The Bullfighter’s Godmother” (“A madrinha do toureiro”), um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91, no próximo dia 10 de fevereiro, em Londres. No entanto, espera-se que esta pintura alcance um valor bem mais elevado, entre as 500 mil e as 700 mil libras (687 mil e 961 mil euros).

Segundo a apresentação da Sotheby’s, Paula Rego “em vez de se centrar no heroísmo e dinamismo da tourada, Rego fixa a sua inimitável visão artística na tragédia pessoal que tem lugar por detrás de portas fechadas, longe do espetáculo público da praça de touros”.

A Sotheby’s leva a leilão no dia seguinte, 11 de fevereiro, outro quadro da artista, designado “Untitled (Girl Shaving a Dog)”, um pequeno acrílico sobre papel, com uma estimativa base de 60 mil a 80 mil libras (83 mil a 110 mil euros).

O interesse de colecionadores internacionais nas obras de Paula Rego faz o seu valor subir substancialmente em leilão: em julho de 2015, “The Cadet and his Sister”, que tinha uma estimativa inicial situada entre 600 mil e 800 mil libras (846 mil euros e 1,130 milhões de euros no câmbio da altura), acabou por ser arrematado por valor recorde de 1.145.000 (1.614.795 euros).