Consultório

As causas do ressonar podem ser diversas

RESPIRAÇÃO PELA BOCA E O RESSONAR
Queremos, de forma natural, respirar através do nariz. Contudo, algumas pessoas não podem respirar pelo nariz, devido à obstrução das vias nasais. Esta situação pode ser causada por desvio no septo nasal, alergias, infeções nas fístulas, inchaço conchas nasais ou amígdalas aumentadas. As pessoas que respiram habitualmente pela boca ressonam, porque o fluxo de ar pela boca causa uma enorme vibração nos tecidos.

VIAS AÉREAS ESTREITAS E O RESSONAR
As amígdalas servem para detetar e combater infeções, e ao fazê-lo incham e o seu tamanho não volta muitas vezes ao seu normal. Podem por isso estreitar e aumentar a vibração do fluxo de ar, provocando assim o ressonar.
O palato macio é a aba de tecido que trava na retaguarda da boca. Se for muito longo, ou muito frouxo, pode vibrar e causar o ressonar.
A úvula, suspensa entre o meio e a retaguarda do palato macio, se for bastante grande ou espessa, pode também contribuir para o ressonar.
A base da língua é a parte que está mais na retaguarda da boca. A língua é um músculo largo, importante para direcionar a comida durante a mastigação e deglutição. É também importante para formar palavras enquanto falamos. Se a base da língua for larga ou for capaz de deslizar para trás, pode estreitar o espaço, através do qual se dá o fluxo de ar na faringe, e isso pode originar vibrações e o consequente ressonar.

SONO E RESSONAR

O sono consiste em diversos estados, contudo e de forma geral pode dividir-se nos estados MOR (movimento olhar rápido) e não-MOR. O Ressonar pode ocorrer durante todos ou somente alguns estados de sono. O ressonar é mais comum no sono MOR, devido á perda de tonos muscular, que é uma característica deste estado de sono.
Durante o sono MOR, o cérebro envia um sinal a todos os músculos do corpo (exceto aos músculos respiratórios) para relaxarem. Infelizmente, a língua, o palato e a garganta podem colapsar quando relaxam. Esta condição pode causar o estreitamento do fluxo de ar e piorar o ressonar.

POSIÇÃO A DORMIR
Quando dormimos estamos normalmente deitados. A gravidade atua puxando todos os tecidos do corpo, mas os da faringe são relativamente macios e frouxos. Assim e quando estamos deitados de costas, a gravidade puxa o palato, as amígdalas e a língua para trás. Esta situação estreita muitas vezes e suficientemente as vias aéreas, causando turbulência no fluxo de ar, vibração de tecidos e ressonar.
Frequentemente, se for pedido gentilmente à pessoa que ressona (por exemplo, com um impulso ligeiro de cotovelo nas costas) para se deitar de lado, os tecidos não estarão a ser puxados para trás e o ressonar será menor.

New One Clinic