Cultura

“A Queda de Wall Street” e “O Caso Spotlight” premiados por argumentistas

Os filmes “A queda de Wall Street” e “O Caso Spotlight” foram os principais premiados pelo Sindicato dos Argumentistas norte-americanos, na cerimónia que decorreu no sábado, em Los Angeles e Nova Iorque.

“A queda de Wall Street”, uma comédia negra sobre o “crash” do sistema financeiro em 2008, conquistou o galardão de melhor argumento adaptado, enquanto “O Caso Spotlight”, que relata o trabalho de investigação de uma equipa de jornalistas a um caso de padres pedófilos, venceu na categoria de melhor argumento original.

Os prémios, atribuídos a duas semanas dos Óscares, são fruto da votação de 1.200 membros do sindicato (Writers Guild, em inglês) e foram anunciados em cerimónias simultâneas, na Century Plaza em Los Angeles e na Edison Ballroom em Nova Iorque.

O prémio para melhor argumento de documentário foi entregue a Alex Gibney pelo filme for “Going Clear: Scientology and the Prison of Belief”, sobre a história da igreja da cientologia e do seu fundador, L Ron Hubbard.

Nas categorias televisivas, a série “Better Call Saul venceu o prémio de melhor episódio dramático com o segmento “Uno”, escrito por Vince Gilligan e Peter Gould. “Silicon Valley” conquistou o prémio de melhor episódio de comédia televisiva com “Sand Hill Shuffle”, escrito por Clay Tarver.

A série “Mad Men” venceu o prémio de melhor drama televisivo e “Veep” o de melhor série de comédia.