Saúde & bem-estar

Um néctar de pêssego ou lata de refrigerante contêm quase cinco pacotinhos de açúcar

Um estudo divulgado pela Deco concluiu que um néctar de pêssego ou uma lata de refrigerante contêm açúcar equivalente a quase cinco pacotes, um leite achocolatado pode corresponder a mais de três pacotes e até uma gelatina equivale a mais de duas saquetas de açúcar.

“Ainda assim, parte do açúcar contido no néctar de pêssego é natural, pois provém da fruta. Logo, esta bebida será melhor opção que o refrigerante, em que a maioria dos açucares é adicionada”, refere a pesquisa.

A associação de defesa do consumidor analisou 84 amostras de 28 alimentos pertencentes a 13 categorias, como marmelada, cereais de pequeno-almoço, néctares e refrigerantes, leites achocolatados, pão de forma, barras de cereais, fruta em calda e iogurtes.

De acordo com a análise, um terço de uma barra de cereais é açúcar e até um copo de gelatina de morango tem açúcar equivalente a duas saquetas.

A Deco recorda que um adulto necessita em média de 2.000 calorias por dia e não deve consumir mais de 50 gramas de açúcares, o que equivale a sete pacotes.

A associação aconselha os consumidores a estarem atentos à rotulagem dos alimentos e terem em conta que, quando adicionado, o açúcar figura na lista dos ingredientes, mas pode “surgir mascarado” com palavras como sacarose, glucose ou dextrose.