Lifestyle

Sugestões: Fim de semana com atividades à borla

Com o fim de semana à porta aproveite para planear atividades sem ter de pagar nada. Veja as sugestões da Move Notícias:

Museu do Oriente com entrada livre
O Museu do Oriente despede-se de janeiro com um fim de semana de atividades gratuitas – nos dias 30 e 31 – que incluem um concerto pelos Solistas da Metropolitana e uma conferência dedicada à cultura gastronómica do Japão. No sábado, às 16.00, o Duo Contrasti dos Solistas da Metropolitana apresenta O Barroco e a Música Programática, num programa para violino e contrabaixo que apresenta Battalia a 10 (1673), de H. I. F. v. Biber, Suite Pulcinella (1911), de I. Stravinsky, e os concertos Outono e Inverno d’As Quatro Estações (c. 1720), de A. Vivaldi. A entrada é gratuita mediante o levantamento de bilhete no próprio dia. No dia 31, às 15.30, o monge japonês Kakuho Aoe apresenta Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas, uma conferência dedicada à washoku – a cultura gastronómica do Japão, classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013.

Vinho e arte no Tryp Lisboa Aeroporto
O Hotel Tryp Lisboa Aeroporto acolhe no sábado, dia 30, o evento “vinho, arte e bem-estar”, do artista plástico Ruy Silva. Esta sessão pretende ser um convívio informal entre admiradores de vinho e de arte, onde será apreciado o vinho Quinta das Chãs e apresentado o trabalho do artista plástico Ruy Silva. A convite da Aquel’ Origem, empresa de distribuição, Ruy Silva desenvolveu um projecto de criação de rótulos para as garrafas do vinho Quinta das Chãs Grande Reserva, através de uma técnica de serigrafia sobre o vidro das garrafas. As garrafas desta colheita são todas numeradas, com serigrafias personalizadas, o que faz de cada uma delas uma obra de arte. No final, o artista apresenta uma proposta aos convivas para adaptação da garrafa num original candeeiro, electrificado, de formato inspirado num vestido feminino, já que cada serigrafia representa uma homenagem à mulher. A entrada é livre.

Guitarra da música nas igrejas de Tavira
Este sábado a Guitarra anima “Música nas Igrejas”. Pelas 18h00, a Ermida de Santa Ana, em Tavira, acolhe o recital de guitarra clássica de Josué Nunes, no âmbito do projeto “Música nas Igrejas”.

Jazz no Porto

Depois de dezenas de espetáculos no Edifício AXA, a música mantém-se na Avenida dos Aliados, mas mais abaixo, num renovado espaço. O AV. Espaço Montepio passa a ser a morada da associação de músicos de jazz do Porto e receberá espetáculos aos sábados, às 19h00, com o apoio da PortoLazer. Este sábado atuam os Trinó, formação composta por Ricardo Moreira no piano, Carlos Garrote no contrabaixo e Miguel Sampaio na bateria.

“40 anos, 40 fotografias, 40 fotógrafos” no CPF

A exposição “40 anos, 40 fotografias, 40 fotógrafos” é organizada pelo Provedor de Justiça no âmbito das comemorações dos 40 anos deste órgão do Estado e tem como objetivo divulgar as suas áreas de intervenção e promover a fotografia enquanto forma de expressão artística. Expõem-se 40 fotografias que pretendem retratar a missão do Provedor de Justiça enquanto órgão que tem a tutela do património imaterial de toda a comunidade: a defesa da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos. Esta exposição é composta por imagens que ganharam um concurso de fotografia que decorreu entre 1 de março e 31 de maio do presente ano e encerra em si uma parceria com o Centro Português de Fotografia e com Olhares.com – Fotografia online. Para ver de terça a sexta entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00, e aos sábados, domingos e feriados das 15h00 às 19h00.

Melhores Imagens do BIO+Sintra
Uma exposição das imagens premiadas pelo júri na sessão de verão dos Concursos de Fotografia “Captar Sintra – A Biodiversidade das estações”, promovidos no âmbito do projeto BIO+Sintra. No espaço Info Parques de Sintra é possível ver os três vencedores da última sessão dos concursos e as quatro menções honrosas atribuídas pelo júri. Adicionalmente estão expostas no Palácio de Monserrate todas as imagens vencedoras do 1º ano do “Captar Sintra”. No mesmo local, aos sábados e domingos, das 15h30 às 16h30, está em exibição o documentário “A Sinfonia”, produzido no âmbito do projeto BIO+Sintra, em exibição no espaço Info Parques de Sintra, com entrada livre. O documentário apresenta dez importantes valores naturais, pela voz de biólogos especialistas, conduzidos por João Rodil, conhecido escritor e historiador local. Pretende-se tornar pessoal e emocional o envolvimento do espetador na salvaguarda do equilíbrio dos ecossistemas da Serra de Sintra.

A Arte Interior de Siza Vieira
o Museu Nacional do Azulejo, EM Lisboa, acolhe até dia 31 de janeiro a exposição “A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos” que procura dar a ver como o arquitecto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objectos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflecte o conceito de Obra de Arte Total. Realizada em parceria com o IADE-U, funciona de de terça a domingo a partir das 10h00, com entrada livre.

Porto Antistress
O Porto Antistress é um programa de corridas e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física, com o acompanhamento de técnicos de saúde. As atividades decorrem sempre ao domingo de manhã, pelas 10h00, de quinze em quinze dias, no Parque Oriental da Cidade do Porto. A participação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição. Aos interessados basta comparecer no local, com roupa e calçado confortável.

Orvalho no NorteShopping
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping tem patente até dia 7 de fevereiro uma Exposição coletiva da autoria Agnelo Jesus, Alexandre Coxo e Cláudia Cibrão, intitulada “Orvalho”. A mostra apresenta o mais recente trabalho destes novos artistas, num total de mais de 20 peças de pintura e fotografia que irão estar dispostas nos dois pisos da Galeria: no piso superior, serão apresentados os trabalhos de Cláudia Cibrão e Alexandre Coxo e, no piso inferior, serão instalados os trabalhos de Agnelo Jesus. Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), a Exposição “Orvalho” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00 e, aos fins de semana, das 12h30m às 22h00.

Visita ao Museu Coleção Berardo
Em janeiro continuam várias exposições a não perder no Museu Coleção Berardo. Não deixe de (re-)visitar a exposição Interregnum, de Stan Douglas, patente até 14 de fevereiro. Nesta exposição do artista canadiano Stan Douglas é estreada a obra The Secret Agent, filmada em Lisboa, que aborda a situação histórica vivida em 1975 a partir de uma adaptação da novela homónima de Joseph Conrad. A exposição integra ainda outras obras recentes do artista. Sempre com entrada livre.