Saúde & bem-estar

Saiba qual a causa de muitos cancros orais

Fumar, mascar tabaco ou beber muitas bebidas alcoólicas podem provocar cancro oral, mas existe outro problema que pode ajudar a desenvolver esta doença.

De acordo com estudos citados pelo “Huffington Post”, 72% dos cancros da orofaringe (aqueles que se desenvolvem no fundo da boca) são causados pelo vírus do papiloma humano, uma doença sexualmente transmissível.

Casos destes têm uma probabilidade seis vezes maior de atingir os homens do que as mulheres. No entanto, começam a surgir cada vez mais casos de pessoas do sexo feminino afetadas com este problema.

Segundo a Oral Cancer Foundation, existe uma taxa de sobrevivência neste tipo de cancros de 80 a 90% (no caso da doença ser detetada cedo, algo que nem sempre acontece).

Há sintomas que pode detetar para perceber se pode estar a desenvolver um problema destes ou não: Ver se existe algo de estranho na pele à volta dos lábios e na face, incluindo marcas assimétricas ou que mudam de cor; Cortes ou feridas que estão a demorar muito tempo a sarar; Rouquidão que não melhora; Altos no pescoço ou por baixo do maxilar.