Atualidade

Proteção Civil lança alerta para cheias e deslizamento de terras

A Autoridade Nacional da Proteção Civil lançou esta quinta-feira o alerta para a possibilidade de ocorrência de cheias e deslizamentos de terras durante os próximos dias, devido ao “agravamento das condições meteorológicas”, principalmente nas “regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral”.

Assim, este cenário pode provocar “inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, a eventual ocorrência de situações de cheias associadas ao aumento do caudal das principais linhas de água e de deslizamentos de terras, especialmente nas zonas de declive mais acentuado”, explicou o organismo.

O alerta da Proteção Civil surgiu após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê precipitação persistente com picos de maior intensidade na sexta-feira e no domingo, podendo os valores acumulados ultrapassar os 200 milímetros durante esses períodos.

Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alertou, ainda, para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento mais forte.

Desta forma, a Proteção Civil deixou alguns conselhos à população, como adotar uma condução defensiva e reduzir a velocidade, desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais, colocar correntes de neve nas viaturas e não atravessar zonas inundadas.