Saúde & bem-estar

Pais e mães solteiros dormem menos

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estatísticas Médicas dos Estados Unidos revelou que mães e pais solteiros de crianças e jovens com idade até 18 anos têm uma má qualidade de sono.

De acordo com o estudo, 42,6% dos pais e mães solteiros dormem menos de sete horas por noite. Além disso, também têm mais dificuldades para adormecer e, quando conseguem, não possuem um sono reparador. Ou seja, acordam com a sensação de não ter descansado.

A mulher – ou mãe solteira – é a mais prejudicada, já que 43,5% delas afirmaram dormir menos de sete horas por noite, em comparação com 37,5% dos homens. Mais da metade das mães solteiras afirmaram acordar ao menos quatro vezes por semana com a sensação de não ter descansado durante o sono – 39,7% dos pais solteiros enfrentaram o mesmo problema. Em contrapartida, entre os casais com um filho, são os pais que tendem a dormir menos de sete horas por dia.

O estudo mostrou ainda que os adultos que não têm ou não moram com os seus filhos foram aqueles que, curiosamente, mais recorreram aos medicamentos indutores de sono. Do total, 7,9% deles afirmaram utilizar este tipo de medicamento para conseguir dormir com mais facilidade.

Recomenda-se que adultos com idades entre 18 e 64 anos durmam de 7 a 9 horas a cada noite. A falta de sono está associado ao risco de desenvolver diversas doenças, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.