Cultura

Museu da Misericórdia do Porto comprou quadro de Josefa de Óbidos em Nova Iorque

O Museu da Misericórdia do Porto adquiriu, na noite de quinta-feira, a pintura de Josefa de Óbidos “A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos”, num leilão da Sotheby’s, em Nova Iorque, por 250 mil dólares (228 mil euros).

Presente no leilão, a representar o museu portuense e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, esteve o galerista Filipe Mendes que tinha apelado a vários museus portugueses para a compra desta obra datada de 1678 e que, no ano passado, tinha adquirido um quadro da mesma pintora, para doar ao Museu do Louvre.

“O provedor da Santa Casa foi o único que teve essa coragem, que respondeu aos meus pedidos para que o quadro fosse para Portugal. Escrevi a vários diretores (de museus), escrevi ao Ministério (da Cultura) e houve poucas respostas ou respostas negativas. Portugal tem dificuldades económicas. Ele foi o único que foi sensível para a necessidade de defender o património português. Apoiou-me sempre, mesmo a cem por cento, até ao fim”, afirmou Filipe Mendes à agência Lusa, minutos depois de ter adjudicado a obra.

“Agora vai entrar o meu (quadro de Josefa de Óbidos) no Louvre e, ao mesmo tempo, o Museu da Misericórdia do Porto vai ter o seu par. É um eco fantástico. O Louvre vai dar eco ao quadro da Santa Casa e a Santa Casa vai dar eco ao quadro do Louvre”, afirmou Filipe Mendes, sublinhando que o Museu da Misericórdia do Porto “existe, nem há um ano, e já está a fazer as melhores aquisições do país”.