Saúde & bem-estar

Mais de metade da população mundial é portadora do vírus do herpes labial

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou um relatório no qual afirma que dois terços da população mundial com menos de 50 anos está infetada com o herpesvírus humano simples de tipo I (HSV-1), mais conhecido como vírus do herpes labial.

O vírus é transmitido principalmente através do contacto com a boca e manifesta-se através de feridas nos lábios. Porém, a OMS sublinha que o vírus também é uma “importante fonte” de herpes genital, neste caso após a transmissão através de sexo oral.

Há cada vez menos crianças a serem infetadas com o HSV-1 nos países desenvolvidos, “graças a melhores condições de higiene e de condições de vida”, no entanto a instituição explicou que as pessoas destes países estão agora em risco de contrair o vírus genitalmente depois de se tornarem sexualmente ativas.

“É fundamental dar acesso a informação sobre os vários tipos de herpes e sobre as infeções sexualmente transmitidas para proteger a saúde dos jovens antes destes se tornarem sexualmente ativos”, afirmou Marleen Temmerman, diretora do Departamento de pesquisa e Saúde Reprodutiva da OMS.

Atualmente, não existe cura para o HSV-1, mas a OMS avançou que está a trabalhar com parceiros para acelerar uma vacina e microbicidas para aplicação tópica, que “terão um papel crucial na prevenção destas infeções no futuro”.