Cultura

Livraria Lello celebra 110.º aniversário

A Lello, a mais antiga livraria da cidade do Porto, inaugurada em 1906 e classificada como monumento de interesse público em 2013, festeja o 110º aniversário esta quarta-feira, dia 13, com “um dia aberto à cidade”, onde as entradas voltam a ser gratuitas por um dia para os visitantes.

Considerada uma das mais belas livrarias do mundo por alguma imprensa internacional – como o jornal “The Guardian”, que a elevou em 2008 à terceira mais bela do mundo, e a estação televisiva CNN em 2014 a considerou a mais linda do mundo -, a Lello oferece no dia do aniversário 110 exemplares da obra “A Lágrima”, de Guerra Junqueira. Doçaria portuguesa variada, como bolas de Berlim de Viana do Castelo, jesuítas de Santo Tirso e pastéis de nata de Alcobaça, vão também estar no cardápio de presentes a oferecer aos visitantes neste dia especial, assim como um cálice de vinho de Porto.

Além disso, Banda Sinfónica Portuguesa vai atuar nas famosas escadarias da livraria com música do seu quarteto de saxofones e, para terminar o dia de festejos, a Irmandade dos Clérigos oferece à Lello e à cidade um concerto da soprano Fabiana Magalhães e Rui Soares no órgão.

O momento musical está previsto arrancar pelas 21h00 e, os interessados, podem ouvir composições de Wolfgang Mozart, Giulio Caccini ou Jean-Philippe Rameau.

O ministro da Cultura, João Soares, também vai visitar a livraria e vai assinar no livro de ouro, onde consta, por exemplo a assinatura do escritor Guerra Junqueiro.

Aumento das vendas
A Livraria Lello, do Porto, aumentou em quase 300% a venda de livros diária nos últimos seis meses, apesar de receber menos visitantes, avançou à agência “Lusa” o administrador daquele espaço.

José Manuel Lello mostrou-se satisfeito com a diminuição de visitantes de há seis meses a esta parte e com a triplicação de vendas de livros. “Vendemos mais livros. Tínhamos uma média diária de vende de livros de 190 livros e, neste momento, andamos numa média de 522 livros”, disse, reconhecendo que é “incrível” o aumento de quase 300%.

A Livraria Lello passou em julho de 2015 a cobrar as entradas dos visitantes através de vouchers dedutíveis na compra de livros.

Com a iniciativa de um controlo das entradas na livraria, o administrador reconhece que agora têm menos visitantes, mas, por outro lado, registam mais vendas de livros e dão um melhor atendimento ao público.

“Temos em média, no verão, à volta de 2.500 entradas – no verão incluo até outubro – e nestes últimos dois meses [novembro e dezembro], o tráfego baixou um pouco, numa média de 1.500 pessoas por dia”, adiantou José Manuel Lello, reiterando que são números que satisfazem “imenso” a gerência, porque com menos pessoas dentro da loja a Livraria Lello está a vender mais livros.