Lifestyle

Fique a par das novidades do IOS

O iOS 9.3 está a chegar aos iPhone’s e iPad’s em todo o mundo. Esta atualização do sistema operativo vai trazer várias melhorias, entre elas está uma nova funcionalidade que promete melhorar as noites de sono dos fãs da marca.

Está provado que a radiação emitida pelos ecrãs dos nossos dispositivos eletrónicos pode causar distúrbios no sono, devido à luz azul. Com o novo IOS não vai ter que estar a abdicar de ler no iPad, a atualização trará uma nova funcionalidade chamada Night Shif. Quando ativada, o iPhone ou iPad gere automaticamente a temperatura de cor do ecrã, tornando-a mais fria durante o dia e mais quente durante a noite, suprimindo, assim, os efeitos colaterais provocados pela luz azulada no sono.

Além disso, a Apple está a fazer uma aposta no sentido de tornar os seus dispositivos — principalmente os iPad — mais adaptados ao ambiente didático. Através da opção Shared iPad, um estudante pode aceder remotamente a outro iPad na sala de aula. Há ainda uma nova aplicação chamada Classroom, que possibilita aos professores controlarem os iPads dos alunos durante a aula. Com ela os professores podem conduzir a aula e, caso o pretendam, porem visualizar remotamente o ecrã do iPad no qual um determinado estudante está a trabalhar (opção Screen View).

A empresa da maça melhorou, ainda, as funcionalidades baseadas no 3D Touch. Por isso, quem tem um iPhone 6S ou 6S Plus, passará a ter disponível uma série de novos atalhos de acesso rápido no painel inicial do aparelho.

Também se esperam novidades em algumas das aplicações nativas do sistema. A News receberá uma atualização específica para iPhone, para que possa ler notícias com o telemóvel na horizontal. A Health terá novos menus para que possa mais facilmente encontrar aplicações para gerir a sua saúde e bem-estar. Por fim, a Notes passará a suportar bloqueio por palavra-passe ou TouchID.

Para já, o iOS 9.3 ainda está em fase de testes e ainda não há data oficial de lançamento.