Atualidade

Filha de José Boavida escreve mensagem emotiva dedicada ao ator

José Boavida faleceu na madrugada de terça-feira e a sua filha, Mariana Boavida, usou a página oficial do Facebook do ator para lhe fazer uma homenagem.

“É de coração partido em mil e um pedaços que escrevo este texto, mas faço-o pelo meu ‘velho lobo do mar’, pelo meu grande amor. O meu pai era um homem da cultura, um homem que respirava arte, um homem com ideais certos e bem definidos. Não era só ator e encenador, era também escritor e criador. O meu pai teve sempre mil e uma ideias a galoparem-lhe no peito, e sempre soube por onde não queria ir. O meu pai teve a sorte que poucos têm em vida… Teve uma homenagem sentida, sincera e merecida em vida. Teve uma homenagem onde esteve presente. Onde bebeu esse amor que todos nós lhe demos no ano passado. Que privilégio. Que o meu pai saiba sempre o quanto foi amado por mim e por quem o quer bem. Que sempre foi admirado por colegas de profissão e pelas pessoas no geral. Não há ninguém que o substitua nem há ninguém que pare com esta dor imensa, mas conforta-me saber que tive o privilégio de ser sua filha, sua confidente, sua amiga, sua parceira de risadas e danças até altas horas. Conforta-me saber o quanto ele foi amado e admirado. Que orgulho tenho eu no grande Ser Humano que ele foi. Cabe-nos a nós agora continuar a sua luta pela arte e contra as “passadeiras vermelhas”. A vocês, amigos e colegas de profissão tenham-no como exemplo. Vivam a arte de forma pura e genuína. Não se deixem vergar. Lutem. Continuem a criar. Aos amigos recordem sempre a sua gargalhada que fazia os olhos brilhar e a sua sabedoria única. Que nunca lhe faltem aplausos, que nunca lhe faltem sorrisos. Que nunca seja esquecido”, escreveu Mariana, visivelmente destroçada. A jovem partilhou ainda uma música dos Buena Vista Social Club, “Hasta Siempre”.

Recorde-se que o ator estava internado no Hospital Amadora-Sintra desde o dia 8 de janeiro, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória que fez com que caísse inanimado no chão, ao lado do seu carro, em Queluz.