Cultura

Exposição sobre Descobertas com peças de 17 museus e arquivos do país

Uma exposição sobre o período da expansão marítima portuguesa vai ser inaugurada no sábado, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com peças provenientes de 17 museus, arquivos e bibliotecas de todo o país.

“Portugal em Descoberta – Ideias, objetos, novidades, modas” é o título desta mostra que vai ficar patente até 25 de abril, com responsabilidade científica de António Camões Gouveia e conceção plástica do pintor António Viana, indicou a Empresa de Gestão de Equipamentos e Gestão Cultural (EGEAC), da Câmara de Lisboa, que tutela o monumento.

A exposição narra as descobertas marítimas dos portugueses desde o século XV – as novas terras, culturas, animais, plantas e o seu impacto na vida das populações – e o percurso de descoberta até à atualidade, através de diversas peças provenientes dos 17 museus, arquivos e bibliotecas do país.

As peças foram cedidas pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Casa — Museu Medeiros e Almeida, o Museu A Cidade do Açúcar, o Museu de Aveiro – Santa Joana, o Museu de Évora, Museu de Lisboa, o Museu de Marinha, o Museu de São Roque, o Museu Militar de Lisboa, o Museu Municipal de Portalegre.

Também serão exibidas peças do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Etnologia, do Museu Nacional Grão Vasco, do Museu Nacional Machado de Castro, do Palácio Nacional de Sintra e da Sociedade de Geografia.