Cultura

Exposição retrata 100 anos do Theatro Circo de Braga

“O Theatro e a Programação” reúne o espólio da programação do Theatro Circo ao longo dos seus 100 anos e pode ser visitada no salão nobre da casa de espetáculos bracarense.

A mostra é o “terceiro momento” do Projeto Memória, com que o Theatro Circo assinala 100 anos de história, e pretende levar quem a visita “numa viagem pelos momentos do Theatro enquanto sala de espetáculos mas também enquanto reflexo da história contemporânea”, segundo explicou à agência “Lusa” a curadora da exposição, Andreia Garcia.

Pelo palco da “sala de visitas” do Minho, como também é referenciado o edifício, passaram “nomes grandes” da música, como Guilhermina Suggia, Amália Rodrigues, Zeca Afonso, filmes que fazem parte da história do cinema português, como “Pátio das Cantigas”, “Costa do Castelo”, “Aniki Bóbó”. A programação do Theatro Circo tinha ainda um “especial cuidado” de permitir acesso à cultura a quem, por regra, não podia pagar esse acesso.

Na exposição, o público terá acesso a 136 peças da programação do Theatro Circo, espólio reunido em parceria com a Biblioteca Municipal de Braga.

“O Theatro e a Programação” vai estar patente até 20 de fevereiro, de terça-feira a sábado, entre as 14h30 e as 18h30, a entrada é livre.