Televisão

Estreia de “Guerras Santas” na RTP2

“Guerras Santas”, uma série documental que nos mostra os dois lados da mesma moeda das guerras que nos acompanham desde sempre, estreia amanhã, dia 30, às 21h45, na RTP2. A série é composta por cinco episódios.

Desde o 11 de setembro de 2001, a luta armada em nome de Allah tornou-se uma séria ameaça para o Ocidente, onde muitas pessoas compartilham a visão de que o Islão glorifica a violência. O momento é propício para dissipar pensamentos irracionais e tentar compreender a história de um conceito e de um conflito.

Este é o primeiro documentário sobre a Guerra Santa na dupla perspetiva do Oriente e do Ocidente. Traça a mobilização do sentimento religioso para fins políticos de ambos os lados, e mostra como falsas noções do Oriente e do Ocidente estão entrincheiradas na nossa consciência coletiva.

Convincentes recriações em imagem real e geradas em computador colocam o espetador no meio de grandes confrontos históricos e os principais especialistas internacionais explicam como as relações entre culturas e religiões evoluíram no contexto das Guerras Santas.

No primeiro episódio
Quando Mohammed, um comerciante de Meca, começou a pregar o Islão ou a “devoção a Deus”, no início do século VII, colocou a sua confiança unicamente no poder de persuasão das suas palavras. Mas desde logo o Islão se desenvolveu para uma religião que – assim como o Cristianismo – defendeu uma reivindicação universal, até mesmo pelo poder da espada. Era apenas uma questão de tempo até que as duas religiões monoteístas do mundo se confrontassem. Na batalha de Tours e Poitiers a 25 de outubro de 732, os mouros lutaram por uma aliança de forças cristãs sob o comando de Charles Martel, soberano dos carolíngios.