Saúde & bem-estar

Direção-Geral de Saúde lança alerta para o vírus Zika

Através de um comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselhou esta segunda-feira, dia 18, todas as pessoas que pretendem viajar para países afetados pelo vírus zika – que se transmite por picada de mosquito – a contactarem um médico, “em especial, mulheres grávidas”. A DGS alertou ainda para que, no país de destino, os viajantes sigam todos os conselhos das autoridades locais e usem repelente e roupas que diminuam a “exposição corporal à picada”.

No caso de pessoas que tenham viajado para Portugal de alguma área afetada e estejam com febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite ou dores de cabeça, deverão contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), referindo a viagem recente. Já as mulheres grávidas que tenham estado em algum dos países identificados deverão contactar um médico mesmo que não apresentem quaisquer sintomas.

Têm sido registados casos de doença por vírus zika em países como o Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Guiana Francesa e Honduras.

Em Portugal foram confirmados quatro casos de pessoas com este vírus que tinham regressado do Brasil.