Saúde & bem-estar

Cozinhar em casa estimula o consumo de alimentos saudáveis

Um estudo publicado revelou que preparar a própria refeição pode ser uma boa estratégia para cuidar da saúde, pois as pessoas tendem a apreciar mais uma alimentação saudável quando a refeição é feita em casa.

A pesquisa contou com a colaboração de 120 mulheres que experimentaram diversos batidos – alguns deles eram preparados por elas mesmas e outros não. Além disso, existiam duas opções de receitas para a preparação da bebida: a primeira delas era com pouco valor calórico, à base de framboesa, e a segunda era extremamente calórica, composta por chocolate.

O estudo revelou que as mulheres apreciaram mais a versão saudável. Os cientistas acreditam que o resultado da pesquisa possa indicar uma tendência das pessoas se tornarem mais conscientes sobre as propriedades nutritivas dos ingredientes que consomem quando são elas mesmas que preparam a refeição.

Em julho deste ano, uma equipa de cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, também analisaram informações de saúde de mais de 18 mil adultos durante oito anos e revelaram que os americanos consomem cerca de 200 calorias a mais por dia quando saem de casa para comer num restaurante. A análise, publicada na revista científica “European Jornal of Clinical Nutrition”, revelou que os alimentos consumidos em restaurantes contêm mais gorduras, colesterol e sódio. Os pesquisadores acreditam, portanto, que as refeições preparadas em casa tendem a ser mais saudáveis.