Saúde & bem-estar

Consumir cafeína em excesso é prejudicial à saúde

Muitas vezes consumida para combater o cansaço, a cafeína apresenta perigos à saúde. Quando ingerida em quantidades exageradas, a bebida pode até mesmo ser fatal.

O Japão recentemente registou a sua primeira morte causada por uma overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava num posto de gasolina no turno da madrugada. Com base nas análises, as autoridades de saúde japonesas informaram que a vítima faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, a autópsia, realizada pela Universidade de Fukuoka, não conseguiu determinar a quantidade de cafeína ingerida, nem o período de tempo levado para que o consumo tivesse este efeito letal.

O caso é inédito no Japão, mas não é raro em alguns lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram registadas pelo menos dez mortes causadas por excesso de cafeína.

Os casos que mais chamaram à atenção ocorreram em maio e julho do ano passado. As vítimas foram adolescentes: Logan Stiner, de Ohio, de 18 anos, e Lanna Hamann, do Arizona, de 16. Os médicos que analisaram o corpo de Stiner detetaram 70 microgramas de cafeína por mililitro de sangue.

As autoridades internacionais de saúde advertem que 50 microgramas por ml de sangue já são suficientes para provocar uma morte.

Já Hamann sofreu uma parada cardíaca e faleceu depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo o que relatou a mãe dela à rede americana CBS.

Doses recomendadas
Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA, na sigla em inglês), uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína ao dia pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais. Isso equivale a tomar de meia a três chávenas de café por dia. No caso dos adolescentes, a quantidade não deve ultrapassar os 100 miligramas por dia.

Ingerir quantidades superiores à recomendada podem causar irritação, insónia e até complicações cardíacas. Por isso, chás, cafés, bebidas energéticas… todos contêm cafeína e devem ser consumidos com cautela

Como detetar overdose por cafeína
De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir o pulso acelerado ou irregular, vómitos, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose de cafeína pode provocar a morte, mas sublinha que esses casos são mais raros. A FDA aconselha a ter cautela no consumo de qualquer bebida ou comida que contenha cafeína.

Tópicos: