Saúde & bem-estar

Cientistas desenvolvem gadget que analisa suor

Um grupo de cientistas norte-americanos, da Universidade de Stanford e da Universidade de Berkeley, desenvolveram um gadget que analisa os componentes do suor e promete mudar o conceito dos wearables fitness (que são acoplados ao corpo para ajudar na prática de atividades físicas).

De acordo com o estudo, a monitorização do suor pode ajudar a aprimorar e aumentar o rendimento durante os exercícios físicos. Médicos e atletas podem se beneficiar com os resultados do dispositivo ao avaliar e analisar, por exemplo, a fadiga muscular e os níveis de hidratação do corpo durante a prática desportiva. Essas informações estão nas substâncias secretadas pelas glândulas sudoríparas. Substâncias que, quando bem equilibradas, podem aprimorar o rendimento do corpo.

O aparelho, testado numa faixa que envolve a cabeça, consegue captar os dados através de cinco sensores, que enviam as informações obtidas do suor para um smartphone integrado com o dispositivo via wireless. A ideia ainda não tem fins comerciais, portanto não há um parceiro que viabilize o projeto para o mercado. Mas os cientistas dizem que futuramente o recurso pode ser usado em smartwatches.