Televisão

“The Voice”: Primeira gala marcada pela surpresa

Depois de vários meses – e de mais de 5000 inscritos – marcados pelas provas cegas, as batalhas e os tira-teimas onde tiveram de, etapa após etapa, provar aquilo que valem, eis que chegou a altura mais temida pelos concorrentes: as galas em direto.

Assim, naquela que foi a primeira gala da terceira edição do “The Voice Portugal”, Mickael Carreira, Marisa Liz, Aurea e Anselmo Ralph levaram a concurso 16 “grandes vozes” em estilos “muito diversificados”.

A primeira equipa a subir a palco foi a da vocalista dos Amor Electro. Marisa Liz apresentou quatro vozes masculinas, cada uma “com a sua particularidade”: Ricardo Mestre foi o primeiro a “dar o ar da sua graça”. Ao som de Mickael Jackson, o jovem provou ser merecedor da aposta da sua mentora que, no final, salientou que o rapaz “surpreende a cada atuação”.

Seguiu-se Alfredo Costa. Em português, pela primeira vez, o rapaz cantou Sara Tavares. “Eu Sei” foi aplaudido por Marisa que afirmou “ser um prazer” trabalhar com o concorrente.

Coube a Pedro Maceiras voltar ao rock com “Closer to the edge” dos 30 Seconds to Mars. “Foi brutal”, foi a expressão usada pela mentora para descrever a atuação. No ar, ficou o romance nascido nos bastidores entre o concorrente e uma outra colega, confidencia feita pela apresentadora Catarina Furtado.

Para finalizar o rol de performances da equipa de Marisa Liz, Sérgio Sousa interpretou “Nessun Dorma”. Declaradamente cantor lírico, o concorrente junto com a sua mentora, optou por mostrar “aquilo que é” correndo o risco de “não ser o mais popular”.

Terminadas as atuações dos primeiros quatro participantes, Catarina Furtado anunciou que a escolha do público havia recaído sobre o próprio Sérgio, para espanto de todos. A ele juntou-se Alfredo Costa, por via da escolha da própria mentora.

Mais concorrentes ficam pelo caminho
Estreante no programa, Aurea selecionou quatro raparigas para a representarem na luta pelo pódio.

Soraia Tavares cantou – e encantou – com um tema do filme “Dreamgirls”, “One Night Only”, que lhe valeu a escolha da mentora para seguir para a semi-final do concurso pela sua “performance completa” onde a jovem para alem de cantar acompanhou minuciosamente os bailarinos.

Seguiu-se Inês Corte-Real – com “I Won’t Give Up” de Jason Mraz – e Nayr Faquirá com o animado “Oh Happy Day”. Embora “tenham estado as duas muito bem”, foi a prestação de Patrícia Teixeira (com “It´s a man’s world”), última concorrente da equipa de Aurea – que arrecadou o maior número de votos do público.

Chegada a vez de Anselmo Ralph mostrar os seus trunfos, foi com voz de Filipa Azevedo que o cantor angolano deu inicio à apresentação da sua equipa. A jovem interpretou o mais recente sucesso de Adele, “Hello”, e embora fosse uma das preferidas da noite, a sua performance ficou aquém do esperado. Assim, junto com Albina (que escolheu “Elastic Heart”, de Sia, para esta primeira gala), ficou pelo caminho.

Quem garantiu passagem direta para a semi-final foi Joana Melo. Escolhida pelo seu mentor, a jovem nortenha foi a grande surpresa da noite ao “dar tudo” num fado de Amália Rodrigues, “Estranha forma de vida”. A ela juntou-se Pedro Gonçalves que ao som de Queen (e do mítico “Love of my life”) num tom “mais doce”, arrebatou o público.

Para último, ficaram as quatro vozes escolhidas por Mickael Carreira.

Sofia Silva tomou conta do palco com o tema “Respect”, no entanto a sua prestação não foi suficiente para seguir em frente. O mesmo aconteceu com Milene que, em lágrimas, acatou a decisão do público e do próprio mentor em seguir com Guilherme Azevedo (que escolheu o tema de Elton John, “Can you feel the love”) e Deolinda, que deu voz a “Hero”, para a semi-final que irá acontecer no próximo domingo, dia 3 de janeiro.

Veja a galeria de imagens da primeira gala:

Fotos: Alexandra Martins do Vale