Lifestyle

Sugestões: Fim de semana com entrada livre

Nesta época festiva há mercados, música e dança para passar um fim de semana em grande sem pagar nada.

À noite no Palácio Nacional de Sintra
O Palácio Nacional de Sintra abre portas gratuitamente na noite de domingo, dia 6, entre as 20h00 e as 00h00, no âmbito da celebração dos 20 anos da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da UNESCO. A noite inclui apresentações de música renascentista e dança de época (séculos XV e XVI) igualmente gratuitas, pelo “Ensemble La Peña”. Já as apresentações de dança cabem à “Associação Danças com História”. Nesta noite apresentarão trajes e danças da época de D. João I e de D. Manuel I. Ambas as apresentações têm lugar às 21h00, 22h00 e 23h00 na Sala dos Brasões e na Sala dos Cisnes, respetivamente. O evento, organizado pela Parques de Sintra, tem entrada livre mediante inscrição prévia obrigatória no site ou pelo Tel. 219 237 300), com uma capacidade limitada a 1500 pessoas.

Arte Urbana em Coimbra
Os maiores artistas de arte urbana em Portugal reúnem-se com as respetivas famílias este fim de semana na Quinta das Pontes, uma propriedade com mais de 400 anos localizada na freguesia do Espinhal, concelho de Penela, em Coimbra. Equipa e familiares da Urban-Art vão intervencionar um mural perto do presépio da região, bem como um mural na própria quinta com uma participação muito especial: os artistas vão fazer-se acompanhar pelos seus filhos, que também vão pintar – 16 crianças, com idades entre 1 e 11 anos – promovendo também os valores da partilha e família. A Urban-Art é uma empresa nacional e uma plataforma inovadora que usa os meios digitais para exibir a maior galeria de arte do mundo – A Rua -, convidando a transportar para os interiores o que de melhor há na arte urbana. Este sábado, 5 de dezembro, há uma iIntervenção artística às 10h30 junto ao Presépio de Penela e às 14h30 num Mural na Quinta das Pontes.

Natal no Jardim da Estrela
O Crafts & Design no Jardim da Estrela propõe uma Edição Especial de Natal com 3 fins-de-semana: 5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20, das 10h00 às 18h00. Tudo para que os visitantes não percam a oportunidade de comprar os presentes mais especiais para a quadra natalícia. Longe das filas, da azáfama e da confusão habitual da época, o segundo maior jardim de Lisboa recebe cerca de uma centena de projectos de autor nas áreas do design e do artesanato contemporâneo. Este mercado criativo funciona como uma plataforma de divulgação de criadores nas áreas do design e do artesanato contemporâneo. Decorre no primeiro fim-de-semana do mês e a entrada é gratuita. A organização está a cargo de Arquitexturas – Organização de Eventos com o apoio da JF da Estrela.

Boavista Christmas Market
“30 at Boavista”, movimento organizado pelo comércio tradicional da Avenida da Boavista, promove o “Boavista Christmas Market” de 5 a 24 de dezembro, com ofertas especiais e horários alargados. O objetivo desta iniciativa é promover o comércio tradicional e convidar a cidade a conhecer a nova Avenida da Boavista, que sofreu um intensivo processo de renovação este ano. No total são 30 entidades, 27 lojas e 3 parceiros oficiais, que se associaram para celebrar a época natalícia na Avenida.

Festa da Marioneta Luso-Galaica em Caminha
A Festa da Marioneta Luso-Galaica incluiu espetáculos, workshops e animações de rua. Caminha será o espaço privilegiado e ponto de encontro de gerações e linguagens inspiradas na marioneta. Será uma Festa para a família desfrutar da arte da marioneta luso-galaica, com espetáculos, workshops e animações de rua, a MALUGA – I Festa da Marioneta Luso-Galaica. convida ao encontro e à partilha entre atores, público e… as marionetas este fim de semana.

Aldeia de Natal em Vila Real de Santo António
Até ao dia 6 de janeiro de 2016, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante. Diariamente, entre as 10h00 e as 19h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal apela ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias. Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis. Durante cinco semanas, um programa diário de animação para toda a família propõe ainda um recital de música, corridas de pais natais e uma mega aula de zumba solidária. A isto, soma-se uma exposição de árvores de natal, no Centro Histórico de VRSA, com peças elaboradas por alunos do pré-escolar. As iniciativas de rua ficam completas com as Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de dezembro, em VRSA, junto à Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00. Também no dia 13 de dezembro, Cacela Velha recebe mais uma edição do Mercadinho de Natal.

Jazz e canto lírico no Porto
Nos fins de semana de dezembro, o ciclo de concertos Natal à Porta vai animar a Baixa. A música vai soar à entrada de três emblemáticos edifícios da cidade e o público será bem-vindo para ficar à porta. Aos sábados, as honras estarão a cargo da associação Porta-Jazz, que levará diferentes bandas aos locais. E, aos domingos, as vozes serão do grupo Ópera Intermezzo, formado pelos tenores Manuel Soares, João Miguel Gonçalves e Rui Fernandes. O trio irá apresentar um vasto repertório: Feliz Navidad, Cielito lindo, Funiculi funicular, Tannenbaum, Nella Fantasia, Torna a Surriento, Noite Feliz, O Sole Mio, Adeste Fideles, Brindisi, La Traviata, ou Minuit Chretian. Todos os concertos do ciclo Natal à Porta começam às 15h30 e têm acesso livre. Este sábado, 5 de dezembro, os Viborg Trio atuam no Varandim da Torre dos Clérigos. Domingo é a vez da Ópera Intermezzo, no mesmo local.

VIII Festa do Livro da Fundação Oriente
Em parceria com várias editoras nacionais, a Fundação Oriente organiza a VIII Festa do Livro, até o dia 13 de Dezembro, no Museu do Oriente, disponibilizando centenas de títulos a preços reduzidos. Da literatura e poesia a catálogos de exposições, edições críticas e monografias sobre a sociedade, cultura, arte e história, com a Ásia como denominador comum, este evento anual da Fundação Oriente reúne livros de diversas temáticas e é complementado por um ciclo de conferências que apresenta ensaios publicados no último número da Revista Oriente.

Feira Franca de Natal no Palácio das Artes
A 53.ª edição do evento tem o mote “Depressa e Bem na Feira Há Quem” realiza-se este fim de semana, das 11h00 às 19h00, no Palácio das Artes, no Porto.