Atualidade

Soprano Montserrat Caballé condenada a seis meses de prisão

Montserrat Caballé, cantora de ópera espanhola de 82 anos, foi condenada a seis meses de prisão por fuga aos impostos. Para além desta pena, a artista terá de pagar uma multa de 254 mil euros. Por não ter histórico criminal, fica com pena suspensa.

Em 2010, a cantora lucrou cerca de dois milhões de euros com concertos na Espanha, Alemanha, Suíça, Itália, Lituânia, República Checa, Rússia e Ucrânia. Apesar de viver em Barcelona, Montserrat declarou residência em Andorra para usufruir de um regime fiscal mais favorável, ficando assim a ganhar 500 mil euros, valor que foi obrigada a devolver.

A cantora, que está com a saúde debilitada, não estava no tribunal para ouvir a sentença, mas participou no julgamento via videoconferência. Em 2012, Montserrat sofreu um derrame e partiu um braço durante a estadia na Rússia para um espetáculo e, desde então, tem limitado as suas aparições públicas.

Considerada um ícone da ópera durante décadas, com especialidade em bel canto, técnica da ópera italiana, Montserrat Caballé tornou-se mais conhecida do grande público depois de cantar com Freddie Mercury a música “How can I go on”, em 1987.