Atualidade

Sofia Ribeiro: “Não tem sido fácil”

A atriz deixou esta sexta-feira uma mensagem no Facebook, para agradecer as mensagens de incentivo e de apoio que tem recebido, depois de se ter tornada pública a sua batalha contra um cancro da mama.

“Obrigada! Do fundo do meu coração, por todo o carinho que me tem chegado das mais diversas formas. A vossa boa energia chega cá! Estar rodeada de “gente luz” e de energia positiva é essencial! E eu estou. Muito obrigada também a vocês. Acreditem, se tinha dúvidas, de facto, é uma das coisas mais fortes e importantes em qualquer momento das nossas vidas mas nestes em particular”, escreveu.

“Não tem sido fácil. Não tem! Mas o fim do mundo, garanto-vos, está longe de chegar. Vários dias de muita chuva ainda estão pela frente, o percurso é feito de montanha russa mas este caminho vai levar a uma praia cheia de sol. Podem ter a certeza porque eu tenho!”.

Sofia falou também dos seus medos: “Além de todo este turbilhão, porque de facto só tomamos a real proporção das coisas quando estamos dentro delas, o que hoje é uma realidade… Digo-vos, o que mais me ‘assusta e deixa a pensar’, em tudo o que tenho vivido desde o início desta nova jornada, é o desconhecimento ‘disfarçado’ de conhecimento, da pessoa comum, sobre tudo o que envolve este tema (Cancro da mama). Incluindo eu, até há pouco tempo atrás! Mas a seu tempo partilho o que quero dizer em concreto”.

E falou de esperança e da importância da prevenção: “O que importa agora é foco! E dizer-vos que tudo vai dar certo. Que tenho muita coisa para fazer e era o que mais faltava, vir um qualquer cancro, mudar-me os planos!
Se é que vos posso pedir um favor, sem dramas, alarmismos nem nada do género, peço-vos estejam atentas! Quando digo atentas, é com olhos de ver. Toquem em vocês. Tudo muda mesmo num segundo. Não são balelas, nem frases feitas! Sei bem do que falo.
A vida é tão corrida que nos deixamos levar por ela, em vez de olharmos para ela. A nossa vida”.

“Não desfoquem do que de facto tem importância. Façam os vossos exames de rotina, façam as vossas ecografias até aos 40 anos e dos 40 por diante, mamografias. Nada disto custa nada, comparado com o resto… São umas horas do vosso dia e juntas, vamos por favor trocar as voltas a este grande sacana. Juntas por uma luta de todos, cheias de sorrisos e boas energias! Um grande sorriso para todos. Estamos juntas!”, terminou.

Sofia Ribeiro