Televisão

RTP aposta em “Terapia”

Em formato de série, “Terapia” – o novo projeto de ficção da RTP – diz-se “dramática” e mostrará a vida e o trabalho de Mário Magalhães, um psicoterapeuta desempenhado por Virgílio Castelo, e de cinco dos seus pacientes.

O, também, responsável pela ficção do canal, confessa-se “orgulhoso” por protagonizar “um projeto que marca uma viragem na RTP”.
Entusiasmados com esta aposta estão também os atores que dão vida aos “pacientes”: Soraia Chaves, Nuno Lopes, Filipe Duarte e Maria João Pinho, Ana Zannati, Catarina Rebelo e Leonor Silveira.

Assim, durante nove semanas, 45 episódios, o público poderá assistir “a um diálogo contínuo entre o terapeuta e os seus doentes”, sendo que o próprio Mário será alvo de uma sessão com a psicóloga Graça Ribeiro (Ana Zannati).

Para a consagrada atriz, este papel serviu também “como terapia”: “Há muito que esperava a possibilidade de dar vida a um personagem num projeto desta envergadura e nesse sentido a Graça trouxe-me uma forma de eu própria me ‘curar’”.

Os demais intervenientes da história não se coibiram de salientar “a boa equipa de trabalho”. Para Soraia Chaves, a sua “Laura” foi, com “a ajuda de Patricia Sequeira, diretora de projeto”, um “grande desafio” e “uma forma de me superar, de ir mais além enquanto atriz”.

Na antestreia, que aconteceu na quarta-feira, dia 16, no Teatro Tivoli, em Lisboa, foi na pessoa de Daniel Deusdado, diretor de programas do canal público, revelada a intenção da RTP de “apostar neste tipo de ficção”, uma realidade que será traduzida no segundo trimestre de 2016.

O responsável ressalvou a aposta do canal ao nível da internet e, por isso, a série se previamente “libertada para o online”, na medida em que “este é dirigido a um público diferente”.

“Terapia”, produzida pela SP, tem estreia marcada para 4 de janeiro de 2016.

Veja as fotos das personalidades que assistiram à antestreia:

Fotos: Alexandra Martins do Vale