Atualidade

Preço da luz vai subir em janeiro

As tarifas de eletricidade no mercado regulado vão subir 2,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, o que significa um aumento de 1,18 euros numa fatura média mensal de 47,6 euros.

Já a tarifa social para os consumidores considerados economicamente vulneráveis terá um acréscimo de 0,9%, o que se traduz num aumento de 19 cêntimos numa fatura média mensal de eletricidade de 21,5 euros, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

As tarifas transitórias para os cerca de 1,9 milhões de consumidores que ainda não migraram para o mercado liberalizado aplicam-se a partir de 1 de janeiro de 2016 e vigoram durante todo o ano.

Assim, a variação média para o universo dos clientes em baixa tensão normal (domésticos) que ainda estão na tarifa regulada vai ser de 2,1%, refere a ERSE, em comunicado.

O aumento dos preços da eletricidade no próximo ano resulta principalmente dos montantes que o sistema elétrico terá de suportar em 2016 com o pagamento da dívida tarifária (devido ao facto de nos últimos anos os custos globais do sector elétrico não terem sido totalmente repercutidos nos consumidores por via das tarifas reguladas).